• Carregando...
Furacão E-Sports disputa vários campeonatos ao longo do ano. | Reprodução/Youtube
Furacão E-Sports disputa vários campeonatos ao longo do ano.| Foto: Reprodução/Youtube

O Atlético é o único clube brasileiro com um time oficial nos campeonatos online de games de futebol. A parceria é com a equipe Furacão E-Sports, que atua na modalidade desde 2011, quando o modo FIFA Pro Clubs foi disponibilizado.

O Furacão E-Sports é formado por quatro managers: Diogo Vasconcelos, Fabrício Marques, Fernando Vasconcelos e o auxiliar Wendel Gabriel Silva. O grupo disputa partidas de Fifa e Pro Evolution Soccer (PES). Eles também possuem um projeto piloto no automobilismo virtual, no computador.

Diogo, um dos responsáveis pelo projeto, explica que a negociação com o Atlético começou em março do ano passado e foi fechada em julho. Os jogadores virtuais levaram a proposta para o clube, mostrando como atrativos o pioneirismo na frente eletrônica, o alcance do público mais jovem e a exposição da marca em um universo diferente. Em troca, o Rubro-Negro divulga o trabalho e os campeonatos que o time participa, o que ajuda na busca por parceiros e patrocinadores.

“O clube entendeu a importância futura do projeto e a possibilidade de alcançar também os mais jovens, que são mais ligados em games”, explica Diogo.

LEIA TAMBÉM: Jogador mais raro do FIFA 18 é do Brasil, mas não é Neymar

Reprodução Youtube

Como funciona

A modalidade que o Furacão E-Sports utiliza é chamada de Pro Clubs. A dinâmica se assemelha a de um jogo de futebol normal. Diferentemente dos modos mais comuns de games de futebol, onde uma pessoa controla o time inteiro, no Pro Club são 11 contra 11 e cada jogador online ocupa a sua posição em campo.

Os quatro managers do Furacão contam com um “elenco” de 20 jogadores com os quais o time é formado. A equipe sempre defende as cores do Atlético nos duelos e enfrenta clubes de todo o mundo.

“Hoje somos nós quatro os responsáveis por organizar o time e cada um joga em sua própria casa. Para quem se interessar, sempre que abrirmos vagas fazemos uma peneira com os interessados”, contou. Para participar, basta entrar em contato com a equipe pelas redes sociais (@FuracaoeSports).

DINHEIRO EM JOGO: Nova febre das transmissões esportivas, e-sports movimentam milhões de dólares

As partidas, normalmente, são disputadas às segundas, terças e quintas-feiras, das 22h até 0h30, e são transmitidas ao vivo pelo Youtube da equipe. Os jogos duram entre 15 a 20 minutos, portanto são 4 ou 5 jogos por noite.

O Furacão E-Sports disputa, em média, seis campeonatos por ano, que são organizados por sites do ramo, como VPSLeague.com e Super VS. As competições se assemelham às disputadas pelos clubes normais, como o Paranaense, Copa do Brasil e Brasileiro. As premiações variam entre R$ 100 e R$ 7.000. “Alguns campeonatos cobram inscrição, mas os melhores e mais estruturados são gratuitos porque, geralmente, tem patrocínio”, explicou Diogo.

Além do Atlético, apenas clubes como o PSG, o Schalke 04, o Wolfsburg e o Fenerbahce possuem uma equipe oficial nos game de futebol. No Brasil, após a parceria do Furacão, times como Vitória, Cruzeiro e Ceará negociam com equipes de e-sports, mas ainda não fecharam acordo. O Flamengo tem um time, mas que participa de campeonatos de League of Legends.

Torneio com sócios

Depois da parceria estabelecida com o Atlético, o Furacão E-Sports já promoveu, em novembro do ano passado, um mini torneio de PES para os sócios do clube na Arena da Baixada. Para a temporada 2018, objetivo da equipe é promover mais competições. “Neste ano acontecerão pelo menos mais dois eventos presenciais na Arena, mas ainda estamos definindo como irão funcionar”, conta Diogo.

Logo da equipe virtual.

VEJA TAMBÉM:

>> PARANAENSE 2018: confira a tabela e a classificação do Estadual

>> COPA DO BRASIL: confira o chaveamento completo do torneio

>> MERCADO DA BOLA: acompanhe o vai e vem de atletas nos principais clubes brasileiros

>> MERCADO DA BOLA INTERNACIONAL: siga a janela de transferências na Europa

>> COPA SUL-AMERICANA: veja todos os confrontos do mata-mata continental

>> LIBERTADORES: veja como ficaram os grupos e os duelos da fase preliminar

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]