• Carregando...
 | /
| Foto: /

Restam 55 dias e 12 rodadas para Atlético e Coritiba definirem seus rumos no Brasileirão. Em média, será uma partida a cada quatro dias, que prometem elevar a tensão da dupla Atletiba. O Furacão confia que irá garantir a classificação para a Libertadores e até confirmou o time sub-23 no Paranaense 2018 como parte da preparação para a disputa da competição continental. Já o Coxa tem a missão de fugir do rebaixamento para a Série B no final do mandato do presidente Rogério Bacellar. A Gazeta do Povo separou três motivos para acreditar na salvação coxa-branca e na classificação rubro-negra:

Matemática Brasileirão: jogos da reta final, chance de Libertadores e risco de degola

TABELA: jogos e classificação do Brasileirão - Série A

>> Atlético

Possibilidade de G8 e G9

Pela classificação atual já temos o G7 com o título do Cruzeiro na Copa do Brasil. E caso o Grêmio vença a Libertadores e Flamengo conquiste a Sul-Americana, duas vagas irão abrir para a maior competição continental de clubes. Se apenas um deles for campeão, somente uma ‘vaga extra’ abrirá. Mas ela será justamente para o 8.º colocado, posição atual do Furacão. Mesmo sem G8 ou G9, o Rubro-Negro está a cinco pontos do 7.º colocado.

Felipe Gedoz

O meia cresceu de produção e tem jogado bem, principalmente na Arena da Baixada. Mas Felipe Gedoz tem alternado entre os reservas e titulares. A justificativa do técnico Fabiano Soares é que o atleta não aguenta os 90 minutos. Na derrota para o Atlético-MG, Gedoz começou no banco, mas a torcida gritou seu nome já no primeiro tempo. Ele entrou no intervalo e foi o destaque rubro-negro.

Experiência do elenco

O elenco é praticamente o mesmo que conquistou a vaga na Libertadores do ano passado, com a base Weverton, Thiago Heleno, Paulo André, Sidcley, Lucho González, Nikão e Lucas Fernandes. Em 2016, o Furacão cresceu de produção justamente na reta final. Para repetir o feito, a campanha em casa será fundamental. Melhor mandante da história dos pontos corridos com 84% de aproveitamento no ano passado, o desempenho caiu para 46% na edição atual.

>> Coritiba

Equilíbrio na tabela

O Coxa é o vice-lanterna com 28 pontos, mas muito próximo do pelotão de 10 clubes que separam o Alviverde do rival Atlético, o 8.º colocado. Para sair da zona do rebaixamento, são apenas três pontos de distância para o Fluminense, 16.º na classificação. O elenco ainda sonha brigar na parte de cima da tabela e acredita que duas vitórias vão trazer tranquilidade ao clube.

Retorno de Kléber

O atacante passou por uma cirurgia no joelho esquerdo no dia 15 de setembro. O clube não informa o tempo estimado para o retorno, mas o processo de recuperação nesses casos varia entre um e dois meses, dependendo do processo de recuperação do atleta. Portanto, o Gladiador deve reforçar o Coxa na reta final da competição, pelo menos nas últimas cinco rodadas.

Elenco e clube calejados

Por mais que nunca seja confortável lutar contra o rebaixamento, o Coritiba já está acostumado com a situação. Nos últimos cinco anos, o clube flertou com a Série B, mas escapou. Diferentemente de outros clubes, como São Paulo e Fluminense, que tendem a sofrer mais pressão neste tipo de situação por não estarem habituados a lutar contra a queda. O mesmo pode dizer do elenco, já que boa parte esteve as últimas temporadas no Alto da Glória.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]