• Carregando...

Luciano Ducci, prefeito de Curitiba

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), está na África do Sul para amarrar a participação da cidade na Copa 2014. Para ele, o torneio é essencial para atrair turismo e colocar o município no bolo de investimentos do governo federal.

Como a cidade pretende aplicar os fundos do PAC da Copa? Em que setores?

Temos uma previsão de em­­préstimo aprovado na ordem de R$ 211 milhões, junto ao BNDES e um total de R$ 440 milhões que envolve também o estado, principalmente na re­­gião metropolitana. Já temos os projetos aprovados. Vamos re­­vi­­talizar a rodoviária e o entorno, a Avenida das Torres com dois novos viadutos, criando um novo eixo de acesso e o Via­­du­­to do Colorado deverá ser mão única a partir de então. A Linha Verde Sul irá até o contorno da CIC, que dá acesso a Arau­­cária. O metrô não está descartado, mas depende do PAC 2.

Como foi lidar com as correntes contrárias à realização do Mundial na cidade?

Para ser sincero, não vi esse problema. O apoio local é praticamente unânime. Claro que tiveram opiniões contrárias, mas isso é normal. A grande maioria da população é a favor de que sejamos sede e de que seja a melhor de todas.

Qual foi a chave para a confirmação da Arena?

Nós encontramos um formato legal, que é o potencial construtivo, para ajudar em parte da obra. E o estado está buscando viabilizar legalmente um pa­­tro­­cínio da Copel, que possa dar garantias. E tem a parte do Atlé­­tico, que tem interesse na conclusão, sabe da importância disso. Acho que tudo compõe positivamente, viabilizando a Copa mais fácil e mais barato do que em outros estados.

É verdade que se pretende trazer o centro de imprensa para a cidade?

Há essa intenção. Hoje somos referência em tecnologia. Não é fácil, mas estamos trabalhando. Acho que pelo nosso estádio podemos ir até as quartas de fi­­nal, o que nos daria mais turistas visitando por mais tempo.

Qual herança a Copa deixará à cidade? E como gerir os projetos que passarão por um perío­­do de transição política?

Eu acredito que a Copa está acima de qualquer questão eleitoral. O exemplo está aí, a luta para trazer a Copa, com um trabalho grande da prefeitura, do estado, da Câmara, da Assem­­bleia... é um grande evento. E todos vão estar olhando a nossa cidade. Serão muitos benefícios, atração de investimentos, as obras que ficam. É importante, independentemente de quem será o prefeito em 2014.

Qual o principal desafio para Curitiba?

Curitiba já tem uma excelente infraestrutura. Agradou muito à Fifa. A gente precisa finalizar o estádio, mas para mim, en­­quanto prefeito, o desafio é que sejamos a melhor sede entre todas.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]