• Carregando...
Novak Djokovic , número 1 do mundo, foi desbancado pela vigéssima vez pelo suíço Roger Federer . | AHMED JADALLAH/Reuters
Novak Djokovic , número 1 do mundo, foi desbancado pela vigéssima vez pelo suíço Roger Federer .| Foto: AHMED JADALLAH/Reuters

A duradoura classe de Roger Federer brilhou novamente quando o suíço bateu o número 1 do mundo, Novak Djokovic, por 6-3 e 7-5 para conquistar o Torneio de Dubai pela sétima vez, neste sábado.

O saque do tenista de 33 anos é o que menos se pode elogiar em seu repertório, mas foi seu impressionante serviço que superou o jogo de base de Djokovic, elevando sua marca para mais de nove mil aces na carreira após 12 nesse jogo, vários em momentos vitais.

A partida, a 37.ª entre os dois rivais, com Federer liderando com 20-17, foi um conto de chances aproveitadas e outras desperdiçadas.

Com Federer convertendo seus dois break points com eficiência cirúrgica, enquanto Djokovic falhou em todas as sete oportunidades que teve.

“Conseguimos tirar o melhor um do outro”, disse Federer na entrevista em quadra após o seu 84.ª troféu de simples na carreira.

“Estou feliz por ter sacado alguns bons serviços quando precisava. Eu, definitivamente, ganhei os grandes pontos esta noite.”

Djokovic teve dois set points para empatar a partida na segunda parcial, mas nas duas ocasiões Federer foi resgatado por seu saque.

“Se você não aproveita essas oportunidades contra Roger, então, você sabe, ele vai disparar de volta”, afirmou Djokovic.

“Pequenas margens, realmente. Nada para se preocupar. Acho que foi uma boa semana no geral.”

O dono de 17 títulos de Grand Slam começou com a mesma tática que o ajudou a bater o jovem Borna Coric, na semifinal, indo à rede em cada oportunidade.

Djokovic estava ligado na tática do adversário, e conseguiu passar Federer em pontos seguidos, primeiro com um lob e depois com um forehand no canto da quadra.

O sérvio teve duas chances de quebrar o serviço de Federer com o jogo empatado em 1-1 no primeiro set. O suíço salvou ambas, mas ainda parecia vulnerável.

Federer sacava aberto com efeito slice, para deslocar o Djokovic, oito vezes campeão de Grand Slam, antes de subir à rede para matar qualquer retorno curto.

O primeiro momento decisivo do primeiro set aconteceu quando Djokovic sacava em 3-4. Federer avançou para disparar um forehand perto da linha, conseguindo o seu primeiro break point, que ele converteu quando Djokovic bateu um forehand para fora.

Isso deixou Federer com 5-3 e ele serviu para levar o primeiro set.

Djokovic deixou Federer em perigo com 3-4, 15-40 no placar, no segundo set, mas o suíço disparou dois aces e dois winners para manter o seu saque. Federer, número 2 do mundo, repetiu o truque novamente, servindo em 15-40 e perdendo por 4-5, mas ele fez mais dois aces um winner para salvar dois set points e empatar a segunda parcial.

Um winner cruzado deu a Federer um break e a liderança em 6-5, e embora ele tenha desperdiçado seu primeiro match point no serviço, ele conseguiu mais um e superou Djokovic com um poderoso forehand.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]