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Carro de Jules Bianchi bateu em um guindaste | EFE
Carro de Jules Bianchi bateu em um guindaste| Foto: EFE

Na esteira do acidente com Jules Bianchi no último domingo (5), em Suzuka, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) já está estudando maneiras de tentar fazer com que algo parecido não se repita e, apesar de nenhuma mudança estar prevista para acontecer neste final de semana, quando será disputado o primeiro GP da Rússia de Fórmula 1, pilotos e equipes foram convocados a colaborar com ideias.

Na manhã deste sábado (11), antes do treino que define, a partir das 8h (de Brasilia), o grid de largada da 16.ª etapa do Mundial, uma reunião entre Charlie Whiting, inspetor de segurança da entidade, e representantes das equipes irá discutir algumas das propostas.

Uma delas é estabelecer uma espécie de limite de velocidade que os pilotos seriam obrigados a respeitar em situações de bandeira amarela. De acordo com Whiting, a intenção é desenvolver um sistema que faça com que isso seja controlado automaticamente e em apenas alguns setores da pista e não em toda sua extensão.

"Precisamos achar uma maneira de fazer com que a decisão de desacelerar não esteja na mão dos pilotos. Temos que controlar isso, mas como nossa ideia é ter um sistema para fazer isso, não pretendemos implementar nada neste final de semana porque seria impossível ter certeza que ele funcionaria corretamente em todos os carros", disse Whiting em entrevista organizada no final da tarde desta sexta (10) em Sochi.

Ao seu lado, na mesa, estavam ainda Jean Todt, presidente da FIA, Jean-Charles Piette, chefe médico da entidade e Ian Roberts, coordenador de resgate da entidades, estes dois participaram do resgate de Bianchi em Suzuka e acompanharam o piloto no Hospital Geral de Mie até terça-feira (14), quando viajaram para Sochi.

Na entrevista, a entidade ainda mostrou imagens inéditas do acidente, que aconteceu na 44ª volta do GP do Japão. Em uma das sequências, é possível ver o momento que o carro de Adrian Sutil escapou da pista e atingiu a barreira de pneus. Cerca de dois minutos depois, praticamente no mesmo ponto da pista, Bianchi perde o controle de seu Marussia, que faz uma trajetória diferente da do Sauber, e vai para a caixa de brita.

Por outra câmera, é possível ver o momento do impacto de Bianchi contra o guindaste que fazia a retirada do carro de Sutil.

"Neste momento ainda é cedo para falarmos na velocidade em que o guindaste foi atingido e as forças as quais Jules foi submetido com o impacto", afirmou Whiting, que disse ainda que um estudo sobre o tipo de guindastes usados atualmente será feito para se ter certeza que são os mais seguros.

O piloto da Marussia continua internado em estado crítico porém estável em Suzuka. Por conta disso, a equipe anunciou que irá correr com apenas um carro neste final de semana em Sochi.

Todt, cujo filho Nicolas é empresário de Bianchi, disse que é importante aprender com o acidente. "O que aconteceu não pode se repetir, cada vida é importante. Temos que fazer o máximo possível para evitar que uma tragédia como essa não se repita", declarou o presidente da FIA, que já recebeu um relatório de Whiting sobre o acidente e agora irá submetê-lo à Comissão de Segurança da entidade para apurar responsabilidades e definir os próximos passos.

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