• Carregando...

Pole position nas duas corridas anteriores em Austin, o alemão Sebastian Vettel viverá uma situação completamente oposta na edição deste ano do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. Amanhã, o tetracampeão vai largar dos boxes por causa de uma punição, resultado da troca de toda a unidade de potência de sua Red Bull.

A Federação Internacional de Auto­­mobilismo (FIA) anun­­ciou que Vettel precisará usar um sexto motor no circuito das Américas — o regulamento estabelece que cada piloto utilize apenas cinco em todo o campeonato.

A Red Bull vinha tentando adiar a pena desde o retorno da Fórmula 1 após o recesso de verão. No GP da Bél­gica, ele teve problemas no quinto motor e precisou recorrer a unidades anteriores para conseguir correr sem sofrer punição. A equipe, contudo, decidiu lançar a nova unidade nos Estados Uni­dos, que contará com apenas 18 carros no grid. A quantidade menor de rivais tornará menos difícil a recuperação de Vettel durante a prova, desfalcada das nanicas Caterham e Marussia.

A punição por troca de motor pode variar de uma perda de cinco posições no grid até a largada do pit.

Vet­­tel cumprirá a sanção mais dura porque trocará todos os componentes da unidade de potência, formada por motor, dois sistemas de recupe­­ração de energia, turbo, armazenador de energia e um sistema de controle eletrônico.

Sem chance de brigar pela pole no treino classificatório de hoje, às 16 horas, Vettel não deverá desgastar muito seu carro na véspera da corrida. Mas a Red Bull garantiu que ele ao menos dará algumas voltas no circuito.

Além do piloto alemão, Jenson Button também foi punido. Ele vai perder cinco posições no grid devido a uma troca não programada da caixa de câmbio em sua McLaren.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]