• Carregando...
Nico Rosberg venceu de ponta a ponta em Interlados. | Paulo Whitaker/Reuters
Nico Rosberg venceu de ponta a ponta em Interlados.| Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Com o título de pilotos garantido para o inglês Lewis Hamilton e o de construtores já ganho pela Mercedes, o alemão Nico Rosberg tinha uma missão no GP Brasil de Fórmula 1 neste domingo (15) para não ver apenas seu companheiro e sua equipe vibrarem em São Paulo. E conseguiu cumpri-la: venceu de ponta a ponta a corrida em Interlagos e assegurou o vice-campeonato antes do último GP, em Abu Dhabi, em 29 de novembro.

Esta foi a segunda vitória em sequência de Rosberg em Interlagos. O último a vencer duas vezes seguidas no Brasil foi o colombiano Juan Pablo Montoya, em 2004 e 2005. Assim, dos pilotos que ainda estão na F-1, apenas Rosberg, o compatriota Sebastian Vettel e o brasileiro Felipe Massa conquistaram duas vezes o GP Brasil.

Tricampeão mundial, com título antecipado há duas provas neste ano, Hamilton ficou na segunda colocação e, após nove tentativas, segue sem vencer em Interlagos. Fã de Ayrton Senna desde a infância, o piloto inglês tem relação especial com Interlagos desde que se tornou, aos 23 anos, em São Paulo, o mais jovem campeão da história da categoria em 2008, marca depois derrubada por Vettel.

Tetracampeão mundial, Vettel completou o pódio, na terceira colocação, a mesma que vai terminar o campeonato mundial de pilotos com sua Ferrari, vice-campeã de construtores.

O brasileiro Felipe Massa acabou a corrida na oitava posição, a mesma na qual largou. No entanto, foi punido e desclassificado da corrida. Segundo a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o pneu traseiro direito da Williams de Massa estava acima da temperatura e da pressão recomendadas.

Felipe Massa sofre punição e é desclassificado do GP do Brasil

Leia a matéria completa

O desempenho de Massa foi ruim durante todo o fim de semana, quando ele não conseguiu acertar o carro. Na corrida o resultado foi tão abaixo do esperado pela equipe que Massa chegou a levar uma volta dos líderes. Atualmente ele permanece na sexta colocação do Mundial. Seu companheiro Valtteri Bottas terminou a prova em quinto. O finlandês está em quarto no campeonato.

O brasileiro Felipe Nasr também não conseguiu fazer um bom GP Brasil, em sua estreia na prova, e acabou em 13º, mesma colocação que tem na tabela de classificação no ano.

Na pista, Massa, que havia largado em oitavo e perdido a posição, recuperou-a na 22ª volta após ultrapassagem sobre o venezuelano Pastor Maldonado -que, até aquele momento, não havia parado. Já Nasr conseguiu também uma boa ultrapassagem sobre Jenson Button, mas os bons momentos dos dois brasileiros acabaram ali.

A mais bonita ultrapassagem, antes da primeira metade da prova, foi do holandês Max Verstappen, da Toro Rosso. Caçula da F-1 aos 18 anos, ele ganhou a nona posição do mexicano Sergio Perez, da Force India, no ‘S’ do Senna. Verstapen acabou a prova em 11º.

Na maior parte da prova, porém, as posições pouco mudaram. Sem diferenças nas estratégias de pit stop na maioria das equipes, os pilotos também não conseguiram mudar a procissão que em alguns momentos virou o GP Brasil.

No início da corrida, dois dos principais personagens da semana se destacaram: Fernando Alonso e Romain Grosjean.

O espanhol bicampeão mundial teve treinos desastrosos na sexta e no sábado e não chegou a completar duas voltas em Interlagos na preparação para a corrida. Neste domingo, porém, largando na última posição, Alonso fez uma prova de recuperação e foi quem mais conseguiu ultrapassagens nas primeiras voltas. A recuperação foi interrompido pelo mau desempenho de sua McLaren e ele acabou em 16º.

Já o único francês do grid, personagem no fim de semana principalmente depois dos atentados terroristas em Paris, na sexta, teve um início de prova bom, conseguindo ultrapassagem sobre o brasileiro Felipe Nasr e chegando à 11ª colocação. Grosjean ainda ganhou mais duas posições e acabou na zona de pontuação em Interlagos, em nono.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]