• Carregando...
Integrantes da organizada Os Fanáticos presos são apresentados na sede da Demafe; | Divulgação/Demafe
Integrantes da organizada Os Fanáticos presos são apresentados na sede da Demafe;| Foto: Divulgação/Demafe

Policiais da Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), com apoio de policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), cumpriram mandados de prisão e também de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (28) contra torcedores do Atlético . Eles residem na zona Oeste de Curitiba, são dissidentes da organizada “Os Fanáticos” e acusados de agredir violentamente um torcedor do Coritiba em um ônibus do transporte coletivo. Nove pessoas foram presas durante a operação.

Segundo o delegado da Demafe, Clóvis Galvão, essas pessoas são as mesmas que já tinham gerado atritos ao saírem da organizada “Os Fanáticos” para entrarem na “Ultras”. Hoje elas não pertencem a nenhuma das duas facções.

“Foram cumpridos oito mandados de prisão e mais uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de armas. Todos irão ficar em prisão temporária no mínimo por 30 dias”, explica o delegado.

Alguns dos acusados se exibiam nas redes sociais com armas e uniformes roubados de torcedores rivais. A polícia civil afirma que o grupo é muito violento e se autointitula “A Guerrilha da Zona Oeste”.

“Pelo material apresentado, há a prova da organização criminosa. Além de armas, de rádio de comunicação, armas brancas (facas), ainda há os uniformes que eles guardavam como troféu”, lembra Galvão.

Dos nove presos, seis já tem antecedentes criminais. Um deles é Leonardo Rodrigues Borges, conhecido como Baiano, que já tinha sido preso após a briga entre torcedores do Atlético e do Vasco, em Joinville, na última rodada do Brasileiro de 2013.

A intitulada “Operação Estratagema” começou a 90 dias, após o grupo espancar gravemente o torcedor no ônibus. Todos os presos responderão por tentativa de homicídio, roubo, associação criminosa e dano ao patrimônio público. As penas, somadas, podem passar de 30 anos de prisão.

Veja vídeos da operação

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]