• Carregando...
 | LLUIS GENE/AFP
| Foto: LLUIS GENE/AFP

A vice-presidente de finanças do Barcelona, Susana Monje, divulgou o balanço econômico do clube nesta quinta-feira (28) e alegou que a transferência de Neymar do Santos ao time catalão custou ‘apenas’ 19,3 milhões de euros, embora a justiça espanhola tenha avaliado o montante real em mais de 80 milhões de euros.

“Originalmente, o custo da contratação de Neymar foi de 57,3 milhões de euros, mais um bônus de 2 milhões de euros caso fique entre os três finalistas da Bola de Ouro (o que aconteceu no ano passado)”, explicou a dirigente em entrevista coletiva.

Desses 57,3 milhões, “17,3 dizem respeito aos direitos federativos, mais 40 milhões de indenização à N&N (empresa do pai do atleta)”.

Monje explicou, porém, que, após o acordo fechado com a promotoria para arquivar o processo depois de acusações de fraude na transferência, os 40 milhões “foram transformados em salário”. “Por isso, o custo da transferência foi de 19,3 milhões de euros (17,3 mi mais o bônus de 2 mi). O resto todo é salário”, acrescentou.

Nesses 40 milhões são embutidos “o salário do jogador, as luvas, a retenção por conta do acordo com a promotoria (10 mi), a multa derivada do acordo (5 mi) e o contrato de arrendamento de serviços profissionais (scouting)”.

Monje deixou claro que discorda da avaliação de que a contratação do brasileiro custou mais de 80 milhões de euros, devido a contratos paralelos, somados aos 40 milhões pagos à N&N. “Foi uma operação excepcional, por se tratar de um finalista da Bola de Ouro, com grande projeção”, resumiu a dirigente.

Na mesma coletiva, Monje anunciou que o Barça registrou faturamento recorde de 678,9 milhões de euros na temporada 2015-2016, com lucro líquido de 28,7 mi.

A maior parte do faturamento veio de receitas de marketing (40%), enquanto 48,4 milhões correspondem à venda de jogadores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]