• Carregando...
Keirrison durante evento de lançamento do livro de Alex. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Keirrison durante evento de lançamento do livro de Alex.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
  • Tostão, jogador do Coxa nos anos 80 e 90, grande ídolo na infância de Alex, prestigia o pupilo.
  • Keirrison atende aos fãs durante lançamento do livro de Alex, em um shopping de Curitiba.
  • O lateral Ivan e o zagueiro Walison Maia, ambos do Coxa.
  • Tcheco, técnico do sub-23 do Coritiba, pega autógrafo com Alex.
  • Admiradores de Alex durante evento de lançamento do livro biográfico do ex-meia.
  • Alex traz ao mercado editorial uma biografia com revelações sobre o futebol e a vida pessoal.
  • Alex e o escritor carioca Marcos Eduardo Neves, autor do livro.

Leitor voraz, Alex sonhava em publicar uma biografia para fechar a carreira como jogador de futebol. Menos de um ano após pendurar as chuteiras, vestindo a camisa do Coritiba, seu time do coração, o curitibano já desfruta do plano realizado.

Nesta terça-feira (24), o ex-jogador lançou Alex, a biografia (Editora Planeta), na Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigui. Obra do escritor carioca Marcos Eduardo Neves que revê toda a trajetória do ex-camisa 10. Sem qualquer censura.

“Falei para o Marcos escrever como quiser, com liberdade total. Não tive preocupação do que as pessoas vão pensar. Tem gente que acha polêmico, outros não, mas são os fatos”, resume Alex, hoje comentarista do canal a cabo ESPN Brasil.

As 238 páginas revelam não apenas as vitórias como atleta profissional do ‘Menino de Ouro’, apelido recebido no Coxa, mas também os dissabores e os desafetos que o ex-craque acumulou ao longo de uma vida inteira dedicada ao futebol.

“Teve treinador que eu procurei que chamou o Alex de mau caráter. O Alex falou para colocar no livro e que daria sua versão e, se o treinador gostasse, poderia dar outra. Não é biografia chapa-branca”, reforça o carioca Marco Eduardo Neves, 40 anos.

A polêmica ocorreu com Marco Aurélio, técnico de Alex no Cruzeiro (em 2001) e volante campeão brasileiro com o Coritiba em 1985. O ex-meia escancara ainda suas diferenças com Aykut Kocaman, treinador do Fenerbahçe, e Luiz Felipe Scolari, da seleção brasileira.

Estão detalhados o início nas peladas da Sapolândia, em Colombo, a migração do futsal da AABB para o campo no Coritiba, a explosão no Palmeiras, o auge no Cruzeiro e Fenerbahçe e, finalmente, o retorno para a casa, o Couto Pereira, e o tão esperado título pelo clube por qual sempre torceu (o Estadual de 2013).

O livro expõe também a vida pessoal do ex-camisa 10. A esposa, Daiane Mauad, é a narradora em alguns trechos. Até mesmo dificuldades no casamento são abordadas, como quando da volta para Curitiba e o Alviverde, em 2013.

“No futebol a maioria das coisas acaba exposta, mesmo que tente esconder. A parte mais difícil é falar da parte pessoal. E quando se fala para um livro, não tem como não falar. Estou por inteiro no livro”, comenta Alex.

Com apenas 38 anos, Alex tem ainda “outro livro” pela frente. Qual será o assunto, não dá para prever. De certo, que o boleiro aposentado está estudando para ser técnico e ainda alimenta o sonho de disputar uma Copa do Mundo.

“Não penso muito no futuro, não consigo pensar nem em 2017. Meu pensamento é muito próximo. Em 2015 fiz exatamente o que me programei, que é viver com a família, viajar com os meus filhos. Vamos ver”, finaliza Alex.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]