• Carregando...
 | /
| Foto: /

Elaborado pelo departamento de patrimônio do Coritiba , um laudo do Couto Pereira foi entregue à presidência do clube em dezembro do ano passado. Documento que atestou o estádio como seguro, de uma forma geral, mas classificou como crítico o estado da curva dos fundos, onde fica posicionada a torcida adversária.

“A Curva de Fundos (atualmente aloja em sua metade lateral direita, a torcida visitante), sofre dos mesmos problemas que a Curva da Frente sofreu porém ainda não foram feitos os serviços de reparos; vários são os pontos de corrosão de ferragem e vários pontos com armaduras expostas (com soltura do recobrimento, em placas). Existe a necessidade de manutenção programada, em curto prazo”, avalia o laudo assinado pelo gerente de patrimônio do clube, Antonio Mellek, e com dois anos de validade.

Parte do laudo que aponta problemas o Couto.

Definição dada pelo documento para o termo crítico.

De acordo com o documento, grau de risco “crítico” pressupõe “impacto irrecuperável, relativo ao risco contra a saúde, segurança do usuário e do meio ambiente, bem como perda excessiva de desempenho, recomendando intervenção imediata”.

A avaliação do departamento de patrimônio do Coxa afirma também que estão sendo realizados serviços de recuperação estrutural no local, com previsão de conclusão em fevereiro e 2017. Construída em 1971, a estrutura tem sido utilizada regularmente nos jogos do Alviverde ao longo dos anos. Somente no clássico com o Paraná, neste ano, o setor superior foi fechado para os torcedores, justamente para reparos.

Arquibancada erguida nos mesmos moldes, a Curva da Frente do Alto da Glória, segundo o laudo, igualmente apresenta problemas, mas de grau de risco regular. Sobre a não conformidade, o laudo aponta: “Pontos de corrosão da ferragem, pontos com armaduras expostas (com soltura de recobrimento em placas) e ninhos de concretagem.

Das demais estruturas do Couto Pereira, o Setor Pro Tork foi avaliado com grau de risco mínimo. O mesmo diagnóstico foi apontado para a parte das sociais.

Coritiba garante segurança

Em contato via assessoria de imprensa, o Coritiba primeiro informou que a praça esportiva detém todos os laudos para operação, emitidos pelas autoridades competentes. O clube garantiu, ainda, que está atento para as reformas necessárias do Couto Pereira. Em seguida, passou uma nota à reportagem. Leia na íntegra.

“O Coritiba Foot Ball Club, com informações técnicas de conhecimento do Conselho Administrativo e do Conselho Deliberativo, por meio da comissão de patrimônio, esclarece informações quanto ao laudo do estádio Couto Pereira. Todas os dados contidos no documento publicado no site da Federação Paranaense de Futebol estão presentes no Laudo de Estabilidade Estrutural e seu devido plano de manutenção corretiva apresentada pelo Coritiba em abril de 2016 à mesma Federação.

Em sua conclusão, o laudo confere condições de operação do estádio Couto Pereira para o público total anunciado com segurança. O mesmo laudo, sobre definições técnicas, aponta a necessidade imediata de intervenções que já estão sendo feitas e, conforme previsão, encerram-se em fevereiro de 2018.

Reforçamos o compromisso do Coritiba com a segurança de seus sócios torcedores e demais consumidores e o empenho da diretoria administrativa e do Conselho Deliberativo nos cuidados e investimentos no estádio Couto Pereira.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]