• Carregando...
Willian comemora o gol que abriu o placar para a seleção brasileira em Fortaleza: vitória necessária, mas sem brilho. | Paulo Whitaker/Reuters
Willian comemora o gol que abriu o placar para a seleção brasileira em Fortaleza: vitória necessária, mas sem brilho.| Foto: Paulo Whitaker/Reuters

O Brasil precisou de apenas 36 segundos para dissolver a tensão que pairava na Arena Castelão, abrir o placar diante da Venezuela e encaminhar a vitória por 3 a 1 na noite desta terça-feira (13), em duelo válido pela segunda rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Pressionado após a derrota histórica para o Chile na estreia, o técnico Dunga fez três alterações na equipe titular. O goleiro Alisson, o lateral Filipe Luís e o atacante Ricardo Oliveira foram as novidades nas vagas de Jefferson, Marcelo e Hulk, respectivamente. Além deles, o zagueiro Marquinhos substituiu o lesionado David Luiz.

A seleção contou com uma falha do sistema defensivo adversário para abrir o placar. Instantes após a bola rolar, o volante Luiz Gustavo roubou a bola na intermediária ofensiva e serviu o meia Willian na entrada da área. O atleta do Chelsea bateu forte e contou com o vacilo do goleiro Baroja para, aos 36 segundos, abrir o marcador.

Melhor homem em campo, Willian ampliou o placar ainda na primeira etapa, justamente quando as primeiras vaias começavam a pipocar nas arquibancadas. Após boa jogada de Filipe Luís pela esquerda, Oscar fez corta-luz no meio da área e a bola ficou limpa para Willian ampliar, aos 41 minutos.

Sofrendo principalmente com as bolas aéreas, o Brasil voltou mal para a etapa complementar e, aos 18 minutos, Santos diminuiu para a Venezuela. Mas, quando a torcida começava a demonstrar insatisfação novamente, Douglas Costa cruzou para Ricardo Oliveira definir o duelo, aos 28.

“Fico feliz pelos gols. A gente sabe como vem treinando forte. Mesmo quando as coisas não saem como queremos, seguimos trabalhando”, avaliou Willian, que vê na vitória o primeiro passo para a seleção se reaproximar da torcida. “Se a gente jogar assim, cada vez mais o torcedor vai nos apoiar”, completa.

O resultado reforça o papel de freguês histórica da Venezuela. Agora, são 22 embates entre os países em jogos oficiais, com 20 vitórias brasileiras e dois empates. Além disso, o triunfo amplia o bom retrospecto brasileiro jogando em Fortaleza. São ao todo onze duelos no Castelão, com nove vitórias, um empate e somente uma derrota.

O Brasil volta a campo pelas Eliminatórias no dia 13 de novembro, quando encara a rival Argentina, fora de casa. Quatro dias depois, a equipe recebe o Peru em Salvador.

Craque

Willian

Um dos poucos do time brasileiro que buscou o jogo, se movimentou e foi coroado com os dois gols da seleção na partida. Willian deu velocidade ao setor, perturbou a defesa adversária o jogo todo e

Bonde

Baroja

O goleiro venezuelano começou o jogo errando. Com menos de 1 minuto de jogo, a falha de Baroja já deixou o Brasil na frente e o jogo mudou. Baroja evitou por duas vezes que o Brasil ampliasse o placar ainda na primeira etapa mas errou a bola no segundo gol e não saiu da meta no terceiro.

Guerreiro

Filipe Luís

O lateral deu consistência na marcação na esquerda, fez boa dupla com Willian na parte ofensiva e ainda construiu toda a jogada do segundo gol brasileiro.

Chave do jogo

O gol cedo mudou a cara da partida. O Brasil foi novamente um time burocrático, teve pouca objetividade e sofreu para passar pela marcação venezuelana. Quando os visitantes saíram para o jogo em busca do empate, acabaram tomando o gol em jogada que o lateral-esquerdo brasileiro, Filipe Luís, soube aproveitar os espaços e encontrou Willian na área.

Gols

1º Tempo

1x0 – 36 segundos: Luiz Gustavo rouba a bola de Rincón na intermediária, a bola sobra para Willian, que avança, passa pela marcação e enche o pé para vencer Baroja.

2x0 – 41 min.: Jogada individual de Filipe Luis na esquerda, o lateral passa por dois e cruza rasteiro, Oscar faz um corta luz e a bola chega para Willian, que arruma e bate na saída do goleiro.

2º Tempo

2x1 – 19 min.: Escanteio cobrado da esquerda, Amorebieta desvia na primeira trave e Santos aparece na segunda trave para empurrar para as redes.

3x1 – 28 min.: Douglas Costa recebe de Lucas Lima e cruza, a bola passa pela marcação e chega em Ricardo Oliveira, que só tem o trabalho de escorar de cabeça para as redes.

Cartões

Amarelos: Douglas Costa (B); Figuera, Rosales, Vizcarrondo (V)

Vermelhos: nenhum

Suspensos

Brasil: ninguém

Venezuela: ninguém

Próximos jogos

Brasil: Argentina (fora), Peru (casa), Uruguai (casa)

Venezuela: Bolívia (fora), Equador (casa), Peru (fora)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]