• Carregando...
A discussão sobre a proibição ou liberação da cerveja nos estádios segue em voga desde 2008. | /
A discussão sobre a proibição ou liberação da cerveja nos estádios segue em voga desde 2008.| Foto: /

O debate sobre a liberação da venda de cerveja nos estádios paranaenses está reaberto. O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, do PSB, apresentará em fevereiro, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, proposta para liberar e regulamentar o comércio da bebida nas praças esportivas de todo o estado.

“É hipocrisia não reconhecer que, hoje, o torcedor vai ao estádio e fica bebendo antes e depois em seus entornos”, argumenta Romanelli. Para o deputado, a proibição representa um excesso de tutela do estado sobre as pessoas em momentos de lazer.

“Não vejo mal em estar no estádio, dentro do seu livre-arbítrio, para consumir uma bebida lícita. Não que isso vá impedir bebidas nos entornos, mas vai regularizar a venda, gerar renda. Não dá para viver numa sociedade de faz de conta”, diz.

Cronologia

Confira alguns momentos da longa briga (a favor e contra) envolvendo a cerveja e os estádios de futebol:

2008 - CBF e Conselho Nacional dos Procuradores de Justiça selam acordo que proibia a comercialização de cerveja nos jogos oficiais da entidade.

2010 - O veto à cerveja nos estádios é incluído no Estatuto do Torcedor, com a promulgação da lei 12.229.

2012 - A Lei Geral da Copa contraria o Estatuto do Torcedor e permite o consumo da bebida nos estádios do Mundial, para benefício de uma das patrocinadoras da Fifa.

2015 - Vereadores de Curitiba chegam a aprovar a medida em primeiro turno, mas o projeto ganha oposição da Polícia Militar e Ministério Público e a pressão leva ao fracasso em votação no segundo turno da Câmara.

2017 - Deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, do PSB, promete apresentar projeto a favor da comercialização da cerveja e do chope nos estádios do Paraná em fevereiro.

Romanelli cita eventos como a Copa do Mundo, o UFC e shows, além do amistoso entre Atlético e Peñarol , na última quarta-feira (25), quando a venda de cerveja esteve liberada pelo clube, como exemplos do discurso que prega. “Eu estava no amistoso na Baixada. Tinha famílias, as pessoas bebiam cerveja tranquilamente, tudo tranquilo”, completa.

Segundo a proposta, somente cerveja e chope poderão ser vendidos nos estádios. Além disso, propagandas alertando sobre os efeitos do consumo de bebidas alcoólicas serão colocadas nos pontos de venda.

Na Baixada, nesta quarta-feira, durante o duelo com o Peñarol, o Atlético permitiu a venda de cervejas alegando que não havia problemas por se tratar de um amistoso.

O projeto de Romanelli sofre resistência antes de ser apresentado. O delegado Clóvis Galvão, da Demafe (Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos), o critica duramente. “É um equívoco. Sou totalmente contra. A delegacia tem estatísticas de que, com a proibição da venda, as ocorrências em dias de jogos diminuíram em 45%”, defende.

Galvão ressalta que, embalada pela paixão clubística, a embriaguez leva as pessoas a não responderem por seus atos. E vê na possível liberação um retrocesso em questão de segurança pública. “O torcedor brasileiro tem o perfil de beber antes do jogo, em casa, com os amigos. Já vai para o campo um pouco embriagado. Se tiver bebida no estádio, ele vai continuar bebendo”, prossegue.

Em nota oficial, o Ministério Público do Paraná já se posiciona de forma contrária à possibilidade, por entender que a liberação da cerveja nos estádios é um facilita atos de violência. “Os dados dos órgãos de segurança apontam a redução do número de ocorrências após a proibição”, diz o texto.

Desde 2008 vetada nas praças esportivas, graças a um acordo entre CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o Conselho Nacional dos Procuradores de Justiça, o comércio de bebida nos estádios foi sepultado em 2010, com a lei que alterou o Estatuto do Torcedor. Em 2015, a Câmara de Vereadores de Curitiba chegou a aprovar a liberação em primeira votação, mas voltou atrás em seguida , após sofrer pressão do MP, das polícias civil e militar e de grupos religiosos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]