• Carregando...
O volante Ricardinho, improvisado na lateral direita, é o sexto melhor passador da Série B. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
O volante Ricardinho, improvisado na lateral direita, é o sexto melhor passador da Série B.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

O Paraná enfrenta uma contradição na Série B. É um time que se destaca nos principais fundamentos, mas tem extrema dificuldade em conseguir marcar gols. Situação que se reflete no péssimo posicionamento na tabela de classificação.

O Tricolor é o 13.º colocado, mas de acordo com o complemento da 17.ª rodada, na sexta-feira (7) e no sábado (8), pode perder mais três posições e ficar à beira da zona de rebaixamento.

A análise das estatísticas da Segundona não deixa dúvidas: o problema paranista é ofensivo. Os paranistas têm o quinto pior ataque da competição, com somente 16 gols em 17 duelos. Além disso, segundo o portal de estatísticas Footstats, é o segundo time que mais erra finalizações, atrás apenas do Ceará, o lanterna do campeonato.

Para se ter ideia, a equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz ostenta a simplória média de 4,1 finalizações certas por confronto. Em compensação, a média de chutes errados por jogo praticamente dobra para 8,3.

Não fosse tão determinante, a precariedade da linha de frente tricolor passaria como mero detalhe para uma equipe que se destaca em tantos outros fundamentos. A lista positiva é extensa.

O Paraná é um dos times que mais troca passes certos (5.108), atrás apenas do líder Botafogo (5.130); tem ainda o 6.º melhor passador, o volante Ricardinho (557); um meia que aparece com destaque no ranking de assistências para finalização, Rafael Costa, na terceira posição (29); e o terceiro melhor ladrão de bolas, o volante Jean (53).

Os números de Jean, aliás, são o símbolo de uma das principais características paranistas. A equipe é a campeã de desarmes da Série B (326). Para completar, o Tricolor é o time mais caçado em campo — já sofreu 265 faltas.

Assim, é na tentativa de melhorar o aproveitamento ofensivo da equipe e traduzir em vitórias as estatísticas positivas que o comandante Diniz prepara o elenco para enfrentar o Bragantino, na próxima terça-feira (11), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 18.ª rodada da Série B.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]