• Carregando...
Luciano Gusso aguarda reforço do elenco do Paraná para lutar pelo acesso à Série A. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Luciano Gusso aguarda reforço do elenco do Paraná para lutar pelo acesso à Série A.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

A 20 dias do início da Série B, o técnico do Paraná, Luciano Gusso, admite que ainda espera reforços para tornar o time competitivo. O treinador, que está no cargo desde o início da temporada, ouviu da diretoria a promessa de um elenco capaz de brigar pelo acesso, com salários em dia e possíveis premiações por metas alcançadas. Agora, ele aguarda ansiosamente para saber se o cenário que lhe foi projetado vai mesmo virar realidade.

O atual elenco está em que condição para a Série B?

Temos consciência de que precisamos fortalecer esse grupo, que é jovem. Vamos encontrar uma Série B bem competitiva e para isso precisamos de atletas com maior experiência.

É possível montar um time em três semanas e construir uma campanha vitoriosa?

Precisaríamos o quanto antes desses reforços para poder ter tempo de treiná-los. Já estamos nos aproximando do início e a cada dia temos menos tempo de trabalho com esses atletas. Isso dificulta, mas sei dos esforços das pessoas que estão trabalhando para qualificar o grupo. Creio que em breve teremos novidades.

Como lidar com as negativas do mercado, especialmente pela fama de mau pagador do clube?

Falando a verdade para os atletas, dizendo que o Paraná tem um planejamento, para poder ganhar credibilidade. Sendo sincero, para que o atleta possa acreditar e encontrar aqui a realidade que foi passada a ele. Eu acredito que, fazendo isso, outros atletas ficam sabendo e poderão vir.

Como foi a transição de diretoria dentro do departamento de futebol?

As pessoas que estavam tocando o futebol tinham bom relacionamento com o elenco. Mas agora não têm sido diferente. Sempre tem aquela fase inicial de conhecer as pessoas novas. O mais importante é que dentro das conversas com os atletas tem sido falado que o clube está disposto a mudar essa imagem ruim. Esperamos mesmo que aconteça. O grupo que está assumindo é sério, conheço algumas pessoas e esperamos que isso mude para o bem do clube.

A fraca campanha no Estadual pesa contra você?

Creio que não. Pelo que sei, os torcedores sempre me apoiaram e a diretoria sempre teve confiança. O torcedor fica chateado com a eliminação porque o Paraná é grande, mas a gente sabe a realidade com que trabalhamos. Só nos sabemos dos problemas com relação à blindagem do grupo e situações do dia a dia. Diferente de outros anos, o investimento foi bem menor agora. Por tudo isso, acho que foi um bom trabalho.

Por que o Marcos Serrato, uma das apostas do clube, foi tão pouco utilizado?

Poucos sabem, mas o Serrato acabou se machucando no início do ano. Isso acabou atrasando o processo dele. Quando retornou, foi readquirindo a forma física, acabou entrando bem e estava pedindo passagem para ser titular. Gostaria de contar com ele, creio que o clube perde, por ser jogador de potencial. Vejo nele grande futuro.

Quais os times favoritos para essa temporada?

É difícil apontar um só. Têm equipes que subiram e que têm tradição boa, equipes que caíram e que sabemos que vão disputar novamente para subir. Na estreia, por exemplo, vamos pegar o Ceará, que vai decidir a Copa Nordeste [contra o Bahia, também da Série B]. Precisamos estar preparados. Muito disso é questão de reforços, de qualificar esse grupo jovem e de boa qualidade.

O Paraná entra para ser figurante, não cair ou para buscar o acesso?

A ideia é fazer um time competitivo para disputar as primeiras colocações e, se possível, o acesso. É o objetivo desse grupo novo. Não podemos pensar diferente. Mas vai depender daquilo que vamos ter de atletas e da condição de trabalho.

Como repercute no elenco a proposta de salários em dia, elenco enxuto e salários abaixo do valor de mercado?

Quando se fala de salário em dia o atleta acaba tendo um ânimo diferente. Em relação a valores, é uma questão particular de cada um. A gente espera que, daqui pra frente, decisões sejam tomadas e que tenhamos um grupo qualificado, em condição de ter bons resultados.

O que a nova diretoria te prometeu? E o que você pode prometer à torcida?

Um time competitivo, que possa disputar as primeiras colocações e o acesso. À torcida, posso prometer muito comprometimento, um perfil de equipe competitiva, que jogue honrando essa camisa. Assim estaremos perto dos resultados.

É possível oferecer um bicho por vitórias?

Pode dar resultado. Com salários em dia e o fato de ter a possibilidade dessa premiação também, pode ser uma boa razão para [o jogador] estar no Paraná.

Os salários já estão em dia, como prometido?

Sobre isso estamos conversando internamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]