• Carregando...
 | Folhapress, Reuters e Divulgação Atlético-MG
| Foto: Folhapress, Reuters e Divulgação Atlético-MG

A fase de grupos da Libertadores será encerrada neste meio de semana. Duelos na terça e na quarta-feira vão definir os últimos classificados e os confrontos das oitavas de final.

Entre os times brasileiros, apenas o Corinthians está matematicamente classificado. Veja abaixo a situação de todos os grupos, curiosidades e o que os times do país precisam fazer para seguirem vivos no torneio.

Grupo 1

1º Santa Fé-COL: 9 pontos, 5 jogos, 3 vitórias, saldo +3

2º Colo-Colo: 9 pontos, 5 jogos, 3 vitórias, saldo +1

3º Atlético-MG: 6 pontos, 5 jogos, 2 vitórias, saldo -1

4º Atlas-MEX: 6 pontos, 5 jogos, 2 vitórias, saldo -3

O que está em jogo: mais uma vez o Atlético-MG vai precisar da força da torcida no Horto. O Galo, campeão em 2013, precisa vencer o Colo-Colo em casa por dois gols de diferença ou estará eliminado.

Curiosidade: é o grupo mais equilibrado da primeira fase da Libertadores. Ninguém se classificou com antecedência e os quatro times seguem com esperança. Nenhum empate aconteceu até agora na chave.

Rodada decisiva: quarta-feira (22), às 19h45 – Atlético-MG x Colo Colo e Santa Fé x Atlas

Grupo 2

1º Corinthians: 13 pontos, 5 jogos, 4 vitórias, saldo +8

2º São Paulo: 9 pontos, 5 jogos, 3 vitórias, saldo +3

3º San Lorenzo: 7 pontos, 5 jogos, 2 vitórias, saldo 0

4º Danubio: 0 pontos, 5 jogos, 0 vitórias, saldo -11

O que está em jogo: o Corinthians já está classificado e com o primeiro lugar do grupo garantido. O São Paulo precisa vencer o rival no Morumbi na última rodada para avançar sem depender de ninguém. Em caso de empate, torce para o San Lorenzo não vencer o Danubio por mais de três gols de diferença.

Curiosidade: o segundo lugar do grupo pode ser decidido por sorteio. Se, por exemplo, São Paulo e Corinthians empatarem por 0 a 0 e o San Lorenzo bater o Danubio por 4 a 1, os dois times vão empatar em todos os critérios de desempate (pontos, vitórias, gols-pró e gols fora de casa durante a primeira fase). Aí a moedinha vai definir a vaga.

Rodada decisiva: quarta-feira (22), às 22h – São Paulo x Corinthians e San Lorenzo x Danubio.

Grupo 3

1º Cruzeiro: 11 pontos, 6 jogos, 3 vitórias, saldo +5

2º Sucre-BOL: 9 pontos, 6 jogos, 2 vitórias, saldo +1

3º Huracán: 7 pontos, 6 jogos, 3 vitórias, saldo -1

4º Mineros-VEN: 4 pontos, 6 jogos, 1 vitórias, saldo -5

Cruzeiro e Sucre se classificaram para as oitavas de final.

Grupo 4

1º Internacional: 10 pontos, 5 jogos, 3 vitórias, saldo +5

2º The Strongest: 9 pontos, 5 jogos, 3 vitórias, saldo 0

3º Emelec-EQU: 7 pontos, 5 jogos, 2 vitórias, saldo +2

4º Universidad de Chile: 3 pontos, 5 jogos, 1 vitória, saldo -7

O que está em jogo: basta um empate para o Inter garantir a classificação e o primeiro lugar. No entanto, ainda há chance de eliminação. Se o Colorado perder e o Emelec descontar um saldo de três gols, o time gaúcho dá adeus à Libertadores.

Curiosidade: Réver, Nilton, Anderson, Lisandro Lopez, Vitinho. O quinteto de reforços que chegou ao Inter em 2015 chamou atenção, mas ainda não convenceu a torcida e o técnico Diego Aguirre. Tanto que na goleada sobre a Universidad de Chile, na semana passada, nenhum deles foi titular da equipe.

Curiosidade 2: o The Strongest foi o responsável pela eliminação do Atlético, no ano passado, na Libertadores. O Furacão perdeu por 2 a 1 na Bolívia. Porém como visitante, o time não deve causar problemas ao Inter. Contabilizando os jogos na libertadores desde 2000, o The Strongest atuou 28 vezes longes de casa e não venceu: são dois empates e 26 derrotas

Rodada decisiva: quarta-feira (22), às 17h – Internacional x The Strongest e Emelec x Universidad de Chile

Grupo 5

1º Boca Juniors: 18 pontos, 6 jogos, 6 vitórias, saldo +17

2º Wanderers-URU: 10 pontos, 6 jogos, 3 vitórias, saldo +1

3º Palestino-CHI: 7 pontos, 6 jogos, 2 vitórias, saldo 0

4º Zamora-VEN: 0 pontos, 6 jogos, 0 vitórias, saldo -18

O que está em jogo: grupo definido. Diante de adversários fracos, o Boca passeou e ganhou todos o jogos, garantindo a melhor campanha geral da fase de grupos. O uruguaio Wanderers garantiu o segundo lugar.

Curiosidade: o grupo contou com o saco de pancadas da Libertadores. O Zamora, da Venezuela, perdeu os seis jogos que disputou. Fez só três gols e sofreu 21. Já o Boca não comemorou muito o fato de ter conseguido 100% de aproveitamento. Nas oitavas vai enfrentar o segundo pior segundo colocado da fase de grupos, justamente o arquirrival River Plate.

Grupo 6

1º Tigres: 14 pontos, 6 jogos, 4 vitórias, saldo +9

2º River Plate: 7 pontos, 6 jogos, 1 vitória, saldo +1

3º Juan Aurich: 6 pontos, 6 jogos, 1 vitória, saldo -2

4º San José-BOL: 4 pontos, 6 jogos, 1 vitória, saldo -8

O que está em jogo: grupo definido. O Tigres, do México, que conta com o ex-atleticano Guerrón e com Rafael Sóbis no comando de ataque, ficou em primeiro. O River, no sufoco, ficou com a segunda vaga.

Curiosidade: a classificação do River pode ser considerada um milagre. Na penúltima rodada, o time perdia para o Tigres por 2 a 0 até os 41 do segundo tempo, o que decretava a eliminação. Dois gols nos minutos finais garantiram sobrevida. Na rodada final, a equipe argentina venceu, mas dependia de um tropeço do peruano Juan Aurich em casa contra os reservas do Tigres. Foi o que aconteceu. Mesmo vencendo só um jogo em toda a primeira fase, o River se classificou e vai desafiar o rival Boca Juniors.

Grupo 7

1º Nacional-COL: 8 pontos, 5 jogos, 2 vitórias, saldo +1

2º Libertad: 8 pontos, 5 jogos, 2 vitórias, saldo +1

3º Estudiantes: 7 pontos, 5 jogos, 2 vitórias, saldo +2

4º Barcelona-EQU: 4 pontos, 5 jogos, 1 vitória, saldo -4

O que está em jogo: Nacional, Libertad e Estudiantes lutam por duas vagas nas oitavas. Os dois primeiros se enfrentam na rodada final. O Estudiantes encara o lanterna Barcelona, mas fora de casa.

Curiosidade: na partida contra o Atlético Nacional, o goleiro Banguera, do Barcelona, cometeu uma falta em um lance claro de gol nos minutos finais. Para não ser expulso, ele não teve dúvida: simulou um desmaio. A artimanha não enganou o árbitro. Ele foi expulso e ainda viu o time sofrer o gol da derrota nos acréscimos.

Rodada decisiva: terça-feira (21), às 22h45 – Nacional x Libertad e Barcelona x Estudiantes

Grupo 8

1º Racing: 12 pontos, 6 jogos, 4 vitórias, saldo +8

2º Guaraní-PAR: 9 pontos, 6 jogos, 2 vitórias, saldo +2

3º Sporting Cristal: 7 pontos, 6 jogos, 1 vitória, saldo -1

4º Deportivo Táchira: 3 pontos, 6 jogos, 0 vitórias, saldo -9

O que está em jogo: grupo definido. Após 12 anos de ausência, o Racing voltou com força à Libertadores e ficou em primeiro lugar no grupo. O Guaraní, do Paraguai, ficou em segundo.

Curiosidade: a estrela do Racing é o experiente Diego Milito. Mas quem chama atenção na Libertadores é seu companheiro de ataque Gustavo Bou. Ele é o artilheiro da competição, com sete gols. Marcou seis deles em apenas dois jogos. Desde 2007, um jogador não marca 10 gols em uma mesma edição do torneio continental. Bou é um ótimo candidato a quebrar a marca alcançada pela última vez pelo paraguaio Cabañas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]