• Carregando...
Mais novo titular do Coritiba, o volante Willian assimilou o discurso de Ivo: “Ele falou para mantermos o foco só no Iraty” | Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo
Mais novo titular do Coritiba, o volante Willian assimilou o discurso de Ivo: “Ele falou para mantermos o foco só no Iraty”| Foto: Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo

Vitrine nacional vira motivação para o Iraty

Ainda zerado no octogonal final, o Iraty se agarra ao adversário e à projeção do jogo de hoje, no Couto Pereira, para entrar em campo motivado. Restando três rodadas para o fim do Estadual, enfrentar o Coritiba com transmissão pela televisão para todo o país é o cenário ideal para conseguir um bom contrato no Campeonato Brasileiro. "O time sabe que está fora da briga, então a vitrine é jogar contra os grandes, é a chance de vender a imagem deles", diz o auxiliar técnico George.

O técnico Enéas Camargo testou quatro formações diferentes no treino de sexta. A única dúvida mesmo deve ser na única posição do ataque, entre Douglas, Vander e Gílson.

A vitória do Atlético contra o Paraná, no sábado, põe uma pressão inédita sobre o Coritiba neste octogonal. O jogo deste domingo, às 15h50, contra o Iraty, no Couto Pereira, será o primeiro do Coxa nesta fase depois de o Rubro-Negro ter entrado em campo. O Alviverde precisará vencer para seguir empatado em pontos com os atleticanos e à frente do J. Malucelli.

Pressão a mais pela vitória atleticana? Para o técnico Ivo Wortmann e os jogadores alviverdes, nenhuma das duas alternativas. "Porque nossa responsabilidade é de vencer, jogando antes ou depois", resume o treinador.

Ele não esquece que, se a tabela marcou o jogo do Rubro-Negro para o dia anterior, o Jotinha – que entrou na quinta rodada com apenas um ponto a menos do que a dupla Atletiba – entrará em ação apenas 20 minutos antes da partida no Couto Pereira.

"Claro que vou ver o clássico. Mas não adianta nada um resultado favorável, que de repente nos coloque em uma zona de conforto, porque ainda tem a partida do Jota (contra o Cianorte, às 15h30, no Ecoestádio)", afirmou, na sexta-feira.

Parece que Wortmann conseguiu disseminar bem o discurso do "temos de fazer a nossa parte" entre os jogadores.

"Ele falou para mantermos o foco só no Iraty. De qualquer maneira temos de conseguir a vitória. Seja para nos mantermos bem colocados ou para assumir a liderança", conta o jovem volante Willian.

O alerta do treinador não se resume ao duelo entre os outros dois rivais da cidade. Ele também quer evitar que, com a cabeça no Atletiba decisivo da semana que vem, o time perca a concentração e enrosque no teoricamente fácil confronto com o Azulão. Os iratienses perderam as quatro partidas disputadas até aqui no octogonal.

Porém isso será difícil pelo menos para os cinco jogadores pendurados com dois cartões amarelos: Vanderlei, Cleiton, Leandro Donizete, Marcelinho Paraíba e Ariel. Aliás, eles não pretendem esquecer por um minuto sequer o duelo da semana que vem, sob pena de, em algum momento de bobeira, tomar o terceiro cartão por qualquer falta desnecessária ou reclamação.

"Não pode fazer falta feia, só aquelas para parar o jogo mesmo, ou ficar em cima da bola atrapalhando a cobrança adversária", ensina o volante Donizete. "Reclamar, nem pensar", acrescenta o zagueiro Cleiton. Mais exigidos do que o goleiro Vanderlei ou os atacantes Marcelinho e Ariel, ambos os defensores concordam, porém, que tomar a advertência para evitar um gol adversário vale a pena, mesmo que signifique a exclusão do Atletiba. Aí sim, no jogo que pode decidir, de fato, o campeonato, ninguém ficará se dosando para evitar um cartão amarelo ou se preocupará com o que o rival fez ou deixou de fazer em outro estádio. A não ser o incômodo com o persistente Jotinha, é claro.

Na TV

Coritiba x Iraty, às 15h50, na RPC TV e no Premiere e no tempo real da Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]