• Carregando...
Chama olímpica foi acesa em 21 de abril, na Grécia. | ORESTIS PANAGIOTOU
Chama olímpica foi acesa em 21 de abril, na Grécia.| Foto: ORESTIS PANAGIOTOU

A tocha olímpica dos Jogos Olímpicos do Rio foi acesa em 21 de abril, na Grécia. Nesta terça-feira (3), porém, o revezamento começa ‘para valer’ com a chegada da chama ao Brasil. O símbolo da Olimpíada desembarca em Brasília por volta das 6h30 e será levado ao Planalto pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Carlos Arthur Nuzman, e entregue à presidente Dilma Rousseff.

Após a cerimônia, a primeira atleta a participar do revezamento será Fabiana, capitã da seleção brasileira de vôlei e bicampeã olímpica (2008 e 2012). Entre os 10 primeiros condutores estão nomes como o de Gabriel Medina, primeiro brasileiro campeão mundial de surfe, e do ex-maratonista paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima.

MAPA INTERATIVO: veja por onde a tocha vai passar no país

A tocha vai percorrer 16 mil quilômetros de avião dentro país, além de 20 mil quilômetros por terra. Serão 12 mil portadores e 326 cidades (26 capitais).

Dilma usa chegada da tocha olímpica para tentar reverter impeachment

Leia a matéria completa

No dia 28 de junho, a tocha chegará ao Paraná (clique aqui para ver o trajeto no estado) com uma primeira parada em Londrina, onde pernoitará. Serão 22 cidades paranaenses no percurso. No dia seguinte, segue para Arapongas, Maringá e Campo Mourão, antes de passar a noite em Cascavel. Dia 30, a comitiva do revezamento percorre Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, até chegar em Foz do Iguaçu .

Em 2 de julho, o percurso é retomado e cruza os municípios de Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Realeza, Francisco Beltrão e Pato Branco, para mais um pernoite. Dia 14 de julho, depois de passear pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a tocha olímpica volta ao Paraná, entrando por São José dos Pinhais. No mesmo dia, segue para Curitiba. Nos dias 15 e 16, é a vez dos municípios de Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Largo, Ponta Grossa (pernoite) e Castro.

Trajeto no Paraná

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]