• Carregando...
A goleira brasileira Bárbara é festejada pelas companheiras logo após garantir com duas defesas a vitória nos pênaltis sobre a Austrália. | Gustavo Andrade/AFP
A goleira brasileira Bárbara é festejada pelas companheiras logo após garantir com duas defesas a vitória nos pênaltis sobre a Austrália.| Foto: Gustavo Andrade/AFP

A seleção brasileira feminina de futebol passou um enorme sufoco nas quartas de final da Olimpíada do Rio, avançando nos pênaltis para a semifinal. A goleira Bárbara foi a heroína da noite, pegando duas cobranças, uma delas logo após a craque Marta ter desperdiçado sua cobrança – e de ter voltado para junto do grupo aos prantos. Se a australiana Katrina Gorry tivesse balançado a rede naquele momento, o Brasil estaria eliminado. O jogo no Mineirão havia terminado empatado sem gols. Nas cobranças de penalidades máximas, 7 a 6 para as donas da casa.

Desespero

Jogadoras do Brasil consolam Marta, que caiu no choro após perder a quinta cobrança de pênalti da seleção. A cobrança seguinte, de Gorry, poderia ter eliminado o time brasileiro da competição.Gustavo Andrade/AFP

O gol que sacramentou a vitória foi da lateral esquerda Tamires. Depois dela, o tiro de Kennedy foi defendido pela goleira Bárbara, dando início à festa e ao alívio da torcida, que apoiou a seleção o tempo todo.

“O time vinha bem na competição, sabíamos que seria um jogo duro, mas caramba: perder novamente desta maneira, nos pênaltis, criando muito durante o jogo? Não queria ser a protagonista disso, deixei para a Bárbara”, falou Marta, ao site Globo.com. “Tivemos muitas chances, mas a bola não queria entrar. Não merecíamos perder. Quero agradecer o carinho da torcida, foram com a gente até o fim. Garanto que estamos saindo daqui ainda mais fortes”, finalizou a camisa 10,

A vitória teve ainda um gosto de revanche porque o time brasileiro havia sido eliminado da Copa do Mundo pelas australianas, por 1 a 0 no ano passado, nas oitavas de final.

Outro ingrediente especial da classificação suada é que a partida ocorreu em Belo Horizonte, palco dos 7 a 1 na Copa de 2014.

Apesar de ter maior domínio de jogo e ter chutado quase três vezes mais ao gol, o time do Brasil não conseguiu vencer a retranca australiana, que por sua vez teve algumas chances nos contragolpes.

Com o resultado, o Brasil enfrenta a Suécia na semifinal, na próxima terça-feira (16), às 13 horas, no Maracanã. Na primeira fase, as duas equipes se enfrentaram pelo Grupo A, com goleada verde-amarela por 5 a 1, no Engenhão. “O ouro tem de ser nosso”, vibrou a goleira Bárbara, após a classificação.

A outra vaga na decisão sairá do confronto entre Alemanha e Canadá, na mesma data, às 16 horas, no Mineirão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]