• Carregando...
 | Yasuyochi Chiba/AFP
| Foto: Yasuyochi Chiba/AFP

Não terá as consequências de um tratado como Tordesilhas, que dividiu o Novo Mundo entre Espanha e Portugal, no final do século XV. Mas no microplaneta da Vila Olímpica, que se abre neste domingo a atletas de 205 países que disputarão os Jogos do Rio, uma geografia particular estará estabelecida. Na partilha dos 200 mil metros quadrados, com sete condomínios e 31 prédios de 17 andares, inimigos históricos aceitaram uma “trégua” para conviver em espaços comuns. As relações de força e tamanho de cada nação ganharam novas dimensões, e fronteiras e continentes acabaram reconfigurados: o Brasil, com a segunda maior “população” de atletas, faz fronteira com Holanda e México, enquanto a Austrália, habituada ao isolamento entre os oceanos Pacífico e Índico, dividirá limites com Argentina e Alemanha.

Para demarcar esses território, a lógica pouco lembrou a da geopolítica mundial. Em vez de guerras, acordos diplomáticos e disputas econômicas, étnicas e religiosas, na babel erguida na Barra, os critérios seguem, em muitos casos, motivos bem mais prosaicos.

“É um grande quebra-cabeça. Sabemos, por exemplo, que alguns não gostam de ficar perto dos latinos, que gostam de fazer barulho e de ouvir música alta. Perguntamos aos países se tinham preferência de compartilhar ou não o prédio com algum outro. Podia já ter havido problema em edições anteriores dos Jogos”, conta o argentino Mario Cilenti, diretor de Vila, a quem coube o papel de gerenciar as negociações que separaram as nações esportivas. “ As grandes questões mundiais contam pouco. Mas, é claro, na hora em que alocamos as delegações, pensamos: ‘Bom, melhor não deixar este aqui neste prédio, melhor não’. É mais uma busca por prevenir possíveis problemas do que propriamente um veto vindo dos países”, completa.

Veja algumas dicas de segurança para evitar sustos na Olimpíada do Rio

Leia a matéria completa

Anfitrião, o Brasil teve o privilégio de ser o primeiro a escolher o edifício que ocuparia. Optou pelo mais isolado: ao sul da vila, a casa brasileira é a mais distante da entrada, dos restaurantes e da zona de convivência, numa opção do Comitê Olímpico do Brasil (COB) a fim de manter a privacidade e a concentração dos atletas.

Em seguida, valeu a lei da maioria: as 10 maiores delegações selecionaram seus prédios, sucedidas pelas 50 seguintes e assim por diante. Na distribuição, foram reservados lugares, na mesma vila, para israelenses e palestinos, ou para sauditas e iranianos (que chegaram a romper relações diplomáticas este ano).

As chaves dos apartamentos começaram a ser entregues aos chefes de missão na segunda-feira passada. Na tarde da última sexta-feira, 50 delegações já tinham feito check-in na Barra. As menores ainda poderão ser remanejadas para facilitar o “encaixe” das duas centenas de países nas três dezenas de prédios. Apesar disso, antes mesmo da chegada dos atletas, os edifícios já ganhavam adornos de símbolos nacionais: marcando o novo e provisório território de cada um, varandas foram “vestidas” com bandeiras e faixas.

Potências e periferias

O prédio brasileiro era o primeiro a ser avistado por quem olhava a partir das avenidas Salvador Allende e das Américas: além da faixa do Time Brasil, adesivos nas sacadas formavam uma Bandeira Nacional estilizada. O edifício da França, numa área central da vila, já ostentava “bleu, blanc, rouge” de cima a baixo. Os australianos capricharam em faixas com o nome do país, assim como Canadá, Grã-Bretanha, Ucrânia, Suécia, Argentina, Alemanha e México já enfeitavam as janelas.

Houve ainda os mais criativos: o time da Eslovênia, nação que integrava a antiga Iugoslávia, expôs a mensagem, em inglês, “I feel Slovenia” (Eu sinto Eslovênia), com as letras do país que formam “love” destacadas. Seu prédio, ao lado do francês, fica de frente para a zona internacional, e pode ser um dos mais afetados pelo barulho.

Esta distribuição geográfica da vila coincide, em alguns casos, com o que acontece na “vida real” do globo. Delegações de países periféricos que orbitam vizinhos maiores, pediram para ficar próximas a fim de se apoiar na estrutura de grandes potências. É o caso das nações da Oceania, que conta com dois principais times olímpicos: Austrália e Nova Zelândia. Outras ilhas que compõem o continente, como Vanuatu, Papua Nova Guiné e Fiji, entre outras, estarão a apenas alguns andares de distância.

“Estamos com a maior parte dos andares de um dos edifícios, compartilhado com nossos amigos da Oceania. Mas alguns dos nossos atletas, como os do remo, vela e triatlo, ficarão em Copacabana, mais perto das arenas de competição”, conta Mike Tancred, diretor de Comunicações do Comitê Olímpico Australiano (AOC), uma das delegações mais populosas dos Jogos (são 410 atletas).

‘Maluco dos ingressos’, carioca vai a 75 eventos na Olimpíada

Leia a matéria completa

O ranking mundial de densidade demográfica, aliás, é outro número subvertido pela Olimpíada. O planeta Vila será composto por cerca de 10.500 atletas — o número total de vagas nos 3.604 apartamentos pode chegar a 17.950, incluindo comissões técnicas. Os Estados Unidos têm 550 esportistas classificados e, ainda que nem todos fiquem no complexo da Barra, serão a nação mais populosa, título pertencente à China na realidade mundial. O país de 1,3 bilhão de habitantes estará representado por 416 esportistas. Enquanto seu vizinho ultrapopuloso, a Índia, o outro que também supera a barreira do bilhão de pessoas, vem ao Rio com apenas 90 atletas.

Outro gigante, a Rússia terá sua acusação de doping estatal julgada hoje pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e está ameaçada de sumir do mapa olímpico. No caminho inverso, uma nação inexistente estará nos Jogos: a dos refugiados, com 10 atletas obrigados a fugir de seus países.

Escambo Olímpico

É na Zona Internacional em que todos eles, seja de nações vizinhas, distantes, amigas ou inimigas, vão se encontrar com frequência. É uma área de convivência com banco, casa de câmbio, café, lavanderia, salão de beleza e dois espaços de lazer: um palco com telão, onde haverá apresentações e serão exibidas as competições, e uma reprodução das praias cariocas, com areia, cadeiras e barracas.

É ali que devem se dar as conversas entre ídolos ou quase anônimos de diferentes países. É onde, imagina-se, será dado o pontapé inicial de encontros que podem ser a fagulha para o consumo do estoque recorde de preservativos oferecido pela organização em 2016. E, mantida a tradição de Jogos anteriores, quanto mais se aproximar o fim da Olimpíada, deverá se transformar num verdadeiro mercado, mas na base do escambo: atletas trocam entre si todo tipo de acessórios e elementos que sirvam de recordação, de fotos, chaveiros, vídeos e camisas aos cobiçados agasalhos de delegação, considerados um must do uniforme olímpico.

“É um evento com um simbolismo de aproximação dos povos e da promoção do diálogo. Essa é a mensagem olímpica”, diz Oliver Stuenkel, professor de relações internacionais da FGV-SP.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]