• Carregando...
Earl LLoyd com a camisa do Ryracuse Nationals, time pelo qual conquistou o título da NBA de 1955 | /
Earl LLoyd com a camisa do Ryracuse Nationals, time pelo qual conquistou o título da NBA de 1955| Foto: /

O americano Earl Llloyd, primeiro jogador de basquete negro a ter disputado uma partida da NBA, morreu nesta quinta-feira (26), aos 86 anos. O anúncio foi feito por Brian Hemphill, presidente da Universidade do Estado de Virginia, sua antiga universidade.

Earl Llloyd, em oto recenteJIM BOURG/REUTERS

“Quando Earl saiu da quadra naquele fatídico dia em 1950, esse homem notável conquistou merecidamente seu ligar na história do movimento pelos direitos civis e, mais importante, ele abriu a porta para a igualdade na América”, disse Hemphill.

Em 31 de outubro de 1950, Llloyd entrou em quadra pelo Wahington Capitals contra o Rochester Royals, muito tempo antes do “Civil Rights Act”, a Lei dos Direitos Civis, de 1964 declarar que toda discriminação (de etnia, cor, religião ou sexo) seria considerada ilegal nos Estados Unidos.

Em 1955, Llloyd conquistou o título de campeão da NBA jogando pelos Syracuse Nationals, tendo se tornado então o primeiro negro a conseguir o feito. Em 2003, ele foi incluído no Hall da Fama do Basquete, que homenageia os maiores jogadores e personalidades do esporte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]