• Carregando...

A vitória do Rio sobre Madri na disputa pela Olimpíada de 2016 foi uma goleada. A cidade brasileira conseguiu votos de 66 delegados do COI na reta final da eleição em Copenhague. A adversária ficou com menos da metade, tendo apenas 32 votos.

A votação recebida pelo Rio é histórica. Apenas Atenas, na escolha para receber os Jogos em 2004, chegou a um número tão expressivo de votos - os mesmos 66 da candidatura carioca. A diferença de 34 votos também é recorde, e iguala a de Pequim, eleita sede de 2008 na segunda rodada de votação.

Durante toda a campanha, o comitê da cidade carioca ressaltou a importância de conquistar o segundo voto dos delegados do COI. Foi exatamente o que aconteceu. Após a eliminação de Chicago, os eleitores da cidade norte-americana migraram para o Rio. O mesmo aconteceu depois da saída de Tóquio, na segunda rodada.

Na primeira disputa, Madri ficou na liderança com 28 pontos, contra 26 do Rio, 22 de Tóquio e 18 de Chicago. A segunda rodada eliminou Tóquio, que teve 20 votos, e viu o Rio à frente com 46, contra 29 de Madri.

O último turno da votação mostrou mais uma vez a tendência de migração das candidaturas derrotadas para o Rio, que ganhou 20 votos com relação à segunda etapa. Madri conseguiu apenas três a mais com relação à fase anterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]