• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Eu já posso me considerar um privilegiado, pois faço parte de um seleto grupo de 14 atletas que compõe a seleção de judô. Ao lado de nomes como Mayra Aguiar (primeira do ranking mundial), Tiago Camilo (duas vezes medalhista olímpico) e Leandro Guilheiro (primeiro do ranking mundial e duas vezes medalhista olímpico), caminho para a minha primeira Olimpíada.

Apesar da pressão, responsabilidade e do cansaço acumulado de um ciclo de treinamentos intenso, eu procuro me blindar dos fatores externos e vou com a minha cabeça limpa para o tatame, pois sei de todo o meu trabalho e esforço para chegar à realização deste sonho. A própria presidente da república, Dilma Rousseff, afirmou que a equipe de judô será o carro-chefe em Londres.

Acredito que tenho plena condição de repetir o feito de judocas consagrados, como Tiago Camilo e Leandro Guilheiro, e posso conquistar a minha primeira medalha justamente na minha primeira participação em Jogos. E é, inclusive, nestes atletas que procuro inspiração e exemplo para continuar, sempre trocando experiências e ouvindo conselhos.

A partir de janeiro deste ano, quando confirmei a minha vaga para Londres – ao vencer o Masters do Cazaquistão –, percebi que comecei a ser olhado com mais respeito e desconfiança pelos adversários. Atualmente, sou o terceiro do ranking, na categoria peso-pesado (+100 kg) e um dos meus principais adversários é o alemão Andreas Tolzer. Apesar da minha pouca idade (25 anos), ter sido prata no Pan-Americano de Guadalajara e ouro na Copa do Mundo de Budapeste me fazem ganhar notoriedade entre os grandes.

Quando paro e penso em tudo o que ocorreu na minha vida, lembro-me da infância em Rolândia (PR), do início no caratê e depois da transição para o judô e vejo que a mudança para São Paulo foi uma importante etapa da minha trajetória. Primeiro no projeto Futuro e depois no Esporte Clube Pinheiros, clube que defendo desde 2008. Agradeço a todos os técnicos, preparadores físicos, companheiros e com certeza, ao meu maior ídolo: o meu avô, Manuel da Silva. É com a persistência que aprendi com ele que vou dar o meu melhor em Londres.

*Lutador da categoria +100 Kg estreia na sexta-feira, às 5h58.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]