• Carregando...
Facebook falou sobre o uso de dados de internautas que não têm conta na plataforma em seu blog de notícias | LOIC VENANCEAFP
Facebook falou sobre o uso de dados de internautas que não têm conta na plataforma em seu blog de notícias| Foto: LOIC VENANCEAFP

Mark Zuckerberg não respondeu na semana passada, em frente aos parlamentares americanos, mas o diretor de Gestão de Produto do Facebook, David Baser, sanou a curiosidade de quem deletou a rede social: usuários de outros aplicativos e sites que não possuem conta no Facebook também têm seus dados coletados pela empresa.

A confissão está em uma publicação no blog oficial do Facebook. "Quando você visita um site ou app que usa nossos serviços, recebemos informações, mesmo que você não esteja conectado ou não possua uma conta no Facebook", disse o executivo no texto.

Nesta publicação, a empresa comenta 4 entre "cerca de 40" questões que o CEO Mark Zuckerberg não respondeu durante sua audiência no Congresso dos Estados Unidos na semana passada.

Estão sujeitas a essa captura de dados pessoas que utilizem sites com serviços atrelados ao Facebook. Páginas que integrem plugins sociais, botão de login no Facebook, Facebook Analytics e anúncios e ferramentas de cálculo de engajamento da plataforma. Segundo a empresa, a informação fica armazenada porque "outros sites e apps não sabem quem está usando o Facebook".

Leia também: Até quando o Google será poupado do escândalo que afeta o Facebook?

Quais dados são capturados?

Ainda de acordo com a postagem, os dados coletados nestas situações são, por exemplo, endereço de IP, sistema operacional, navegador, cookies, sites e apps acessados pelo usuário, entre outros. Esses dados são utilizados, principalmente, de três formas: plugins sociais e login no Facebook (para mostrar as opções no idioma do usuário, por exemplo); Facebook Analytics (com dados de utilização de cada site ou app); e anúncios (para personalizar as informações).

A empresa reforça que nenhuma dessas informações é vendida a terceiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]