• Carregando...
Kelley, um ex-aviador da Força Aérea dos EUA, tem um histórico de problemas legais, começando em 2012 | Reprodução Facebook
Kelley, um ex-aviador da Força Aérea dos EUA, tem um histórico de problemas legais, começando em 2012| Foto: Reprodução Facebook

Imediatamente após o tiroteio em Sutherland Springs, Texas, apenas um retalho de detalhes fragmentados estava disponível sobre Devin Patrick Kelley, o homem de 26 anos identificado pela polícia como o atirador que abriu fogo na Primeira Igreja Batista da cidade, neste domingo de manhã (5), matando mais de duas dúzias de pessoas. 

Nem as informações disponíveis nos registros públicos nem as autoridades que investigam o crime ofereceram uma indicação do que o levou a praticar o ataque mortal contra as pessoas reunidas na igreja. 

Kelley, um ex-aviador da Força Aérea dos EUA, tem um histórico de problemas legais, começando em 2012. Nesse ano, ele foi condenado a um ano em uma prisão militar por atacar sua esposa e seu filho, informou a porta-voz da Força Aérea, Ann Stefanek. 

De acordo com Stefanek, Kelley se alistou em 2010 e serviu na Base Aérea Holloman, no Novo México. Os registros da justiça em Alamogordo, no Novo México, mostram que, em outubro de 2012, Tessa Kelley pediu o divórcio contra Devin Kelley. O caso parece ter sido concluído em questão de dias, com um acordo registrado no mesmo dia da entrada do processo. 

Após cumprir sua pena, Kelley foi rebaixado e dispensado do serviço militar com um registro de má conduta, em 2014. 

Em agosto do mesmo ano, ele foi recebeu uma acusação de maus tratos e crueldade contra animais no Condado de El Paso, Colorado, onde morou brevemente. O caso não foi levado adiante, embora os detalhes e as circunstâncias que envolvem a acusação não sejam claros. 

Registros indicam que Kelley viveu por algum período em uma propriedade pertencente a seus pais, avaliada em cerca de US$ 800.000, em New Braunfels, Texas, subúrbio rural de San Antonio, a cerca de 35 quilômetros ao norte de Sutherland Springs. A casa isolada fica em 28 acres de terras arborizadas, separadas da estrada principal mais próxima por uma longa entrada privada. 

Os vizinhos disseram à mídia local que Kelley morava em um celeiro na parte de trás da casa de 340 metros quadrados com sua esposa atual e seu filho de dois anos. Eles disseram que a família viveu lá por mais de uma década. 

Dave Ivey, que se identificou como o tio de Kelley, pediu desculpas às vítimas do tiroteio em entrevista à NBC News. 

"Nunca em um milhão de anos poderia ter acreditado que Devin pudesse ser capaz desse tipo de coisa", disse Ivey. "Minha família sofrerá por causa de suas ações covardes". 

Mark Moravitz, que vive do outro lado da rua da família Kelley, disse que freqüentemente ouvia disparos provenientes da propriedade, muitas vezes por volta das 10 ou 11 horas da noite. "Ouvimos muitos tiros", disse ele à rede KSAT, "mas estamos no campo". 

Vários outros vizinhos disseram que não conheciam a família Kelley, mas observaram que várias fazendas na área permitem a caça. O som dos tiros não é incomum, disseram eles. 

Moravitz disse à mídia local que a família Kelley viajava com freqüência, então cuidava da casa para eles. Ele descreveu Kelley como um "cara normal" e disse que ficou "pasmo" ao ouvir sobre o tiroteio. "Você nunca imagina que seu vizinho é capaz de algo assim", disse. "Nos preocupa, pois vivemos ao lado do cara por muito tempo". 

Outros vizinhos disseram que às vezes eles viam sofás, bicicletas, cortadores de grama e outros itens domésticos ao longo da rua em frente à propriedade, colocados ali como se estivessem livres para serem levados. 

A arma

Policiais descreveram a arma do atirador como um Ruger AR-556, um rifle de assalto semelhante ao usado pelos militares. A CNN, citando uma fonte policial, informou que Kelley comprou a arma em abril de 2016 de uma loja da rede Academy Sports & Outdoors, em San Antonio. 

Uma página do Facebook com o nome de Kelley mostrou uma foto de um rifle Ruger. A página foi retirada do ar ainda neste domingo. O Los Angeles Times informou que, nos últimos meses, Kelley tinha começado a adicionar estranhos da área de Sutherland Springs como amigos do Facebook e tendo brigas com eles. 

Johnathan Castillo disse ao Times que ele aceitou o pedido de amizade de Kelley alguns meses atrás, mas o eliminou logo depois. Castillo disse sobre Kelley: "É como se ele estivesse atrás de briga, entende o que eu quero dizer?" 

Durante a noite, policiais foram posicionados em frente à casa da família de Kelley, de acordo com a mídia local. Os policiais estavam protegendo a entrada da casa.

Uma década atrás, o maior registro de pessoas mortas em massacres era 23.

Publicado por Ideias em Segunda, 6 de novembro de 2017
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]