• Carregando...
Início da Rua Saldanha Marinho, no Centro, atrás da Catedral: trecho reúne estabelecimentos e imóveis antigos que contam uma parte da história de Curitiba. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Início da Rua Saldanha Marinho, no Centro, atrás da Catedral: trecho reúne estabelecimentos e imóveis antigos que contam uma parte da história de Curitiba.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Quem percorre os cerca de quatro quilômetros da Rua Saldanha Marinho não tem dúvidas de que o endereço é uma via de muitas faces. Do ponto inicial, no setor histórico da capital, ao final, quando encontra a Rua Major Heitor Guimarães, o endereço corta áreas marcadas pela insegurança, mas também regiões badaladas, como a da Praça da Espanha, um dos pontos mais valorizados da cidade.

GALERIA: Confira as imagens da Rua Saldanha Marinho

Insegurança prejudica o desenvolvimento da Saldanha

A falta de segurança é um dos principais problemas relatados pelos comerciantes e moradores da Saldanha Marinho. Proprietário de um restaurante na rua desde 2006, Khalil El Omairi conta que antes as pessoas não frequentavam a Saldanha com medo dos assaltos, cenário que, aos poucos, está mudando. “De 2012 para cá mudou uns 40%, há outros 60% para me

Leia a matéria completa

Uma das áreas mais conhecidas da Saldanha encontra-se logo nas primeiras quadras da rua, atrás da Catedral. O estigma de ponto de venda de drogas vem perdendo espaço, aos poucos, para o charme de via antiga que mescla de comércios e serviços variados a imóveis antigos, cujas fachadas contam a história de uma Curitiba de outros tempos.

A arquiteta e urbanista Camila Muzzillo, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), lembra que esta má fama é antiga e remonta à época em que uma funerária e um açougue funcionavam no endereço, o que afastava as pessoas da região. “Este trecho mantém até hoje a presença dos casarios mais antigos [de arquitetura eclética] e tem uma escala interessante. As construções seguem o alinhamento predial e não têm muros, com as portas abrindo diretamente para rua, o que dá uma sensação de aconchego”, acrescenta.

Outra Saldanha

Afastando-se do Centro e chegando à região do Bigorrilho, o cenário da Saldanha Marinho se transforma, resultado da expansão da cidade e do crescimento da população desta área, principalmente a partir dos anos 1950, como conta Maria Luiza Gonçalves Baracho, historiadora da Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Homem público

Nascido em Olinda (PE) em 1816, Joaquim Saldanha Marinho formou-se em Direito aos 20 anos de idade. Foi promotor público nas cidades de Icó e Fortaleza, no Ceará, onde também exerceu atividade como professor.

Com temperamento enérgico, atuou como figura pública tendo assumido diferentes cargos, entre eles o de deputado geral pelos estados de Pernambuco, Ceará, Amazonas e São Paulo, do qual também foi senador. Figura de destaque na maçonaria brasileira, participou da elaboração da Constituição brasileira de 1891. Joaquim Saldanha Marinho faleceu em 27 de maio de 1895, cinco anos após ter seu nome homenageado pelo endereço curitibano.

A maior presença de prédios – permitida pelo zoneamento ZR-4 – e a proximidade com a Praça da Espanha, recentemente revitalizada, contribuem para fazer deste um dos bairros mais caros de Curitiba. O metro quadrado privativo dos apartamentos novos era comercializado a R$ 7,9 mil em maio, contra os R$ 6,3 mil da média da cidade no mesmo mês, de acordo com dados da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR).

Um pouco mais adiante, entre as ruas Francisco Rocha e Jerônimo Durski, também é possível identificar a presença de clínicas médicas e outros estabelecimentos. Segundo Camila, isso decorre da criação da chamada Zona Residencial Batel, na última revisão do zoneamento de Curitiba, no ano 2000, que permitiu aos imóveis construídos receberem outros usos que não apenas o residencial.

Seguindo em direção ao oeste da cidade, já na altura do bairro Campina do Siqueira, a via assume de vez o seu lado residencial com uma sucessão de casas térreas e sobrados que, somados à calmaria do trânsito, transformam a Saldanha Marinho em uma verdadeira “rua de bairro”.

  • Catedral, ao fundo, marca o início da Rua Saldanha Marinho, no Centro.
  • Comércios diversos convivem com a insegurança nas primeiras quadras da via.
  • Endereço conta com diversos prédios antigos, muitos dos quais estão abandonados ou mal cuidados.
  • Praça Santos Dumont, na esquina das ruas Saldanha Marinho e Ébano Pereira.
  • Interior da Igreja São Francisco de Paula.
  • Vista da Rua Saldanha Marinho.
  • Prédios antigos sobrevivem na extensão da via.
  • Trecho calmo e arborizado da rua.
  • No Bigorrilho, vizinhos se uniram para combater a insegurança.
  • Quase no final da via, trecho sem antipó nem parece pertencer à Saldanha Marinho.
  • Fim da Rua Saldanha Marinho, no encontro com a Rua Major Heitor Guimarães, no Campina do Siqueira.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]