• Carregando...
Concentração de prédios no bairro Bigorrilho: poder público deve definir espaçamento entre edifícios | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Concentração de prédios no bairro Bigorrilho: poder público deve definir espaçamento entre edifícios| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Iluminação

Posição das sacadas faz diferença

Para aproveitar a luz e calor do sol, o professor Aloisio Schmid, professor da Universidade Federal do Paraná, indica a quem vai comprar ou construir que evitem sacadas compridas ao norte, pois elas projetam sombra e escurecem o pavimento inferior. Não é recomendado inserir paredes de vidro para oeste, onde incide radiação excessiva e sul, onde não há radiação solar no inverno. É importante valorizar área suficiente para janelas e escolher cores claras tanto dentro como fora do imóvel. Para mais conforto, também é importante evitar imóveis em que janela se abre para outra janela, muros ou paredes.

Para remediar

Adaptação dos cômodos pode ajudar

Você já tem um imóvel e a orien­tação solar é ruim. Para suavizar os efeitos da falta de planejamento neste aspecto, há a indicação de tecnologias para gerar conforto, como ar condicionado ou desumidificador de ambientes. Além disso, a substituição de vidros simples por vidros duplos e o acréscimo de camadas de isolamento térmico nas paredes externas e lajes podem ser atrativos. A adaptação dos cômodos, para que os que exigem maior conforto fiquem bem localizados, também é uma boa saída.

  • Veja como aproveitar melhor o sol

Nos anúncios imobiliários, a expressão "Face Norte" é usada como adjetivo para casas e apartamentos. De fato, para quem mora no hemisfério sul, ter uma das faces do imóvel voltadas para o norte significa maior incidência do sol durante o dia – ele nascerá a leste, permanecerá mais a norte durante o meio do dia e vai se por a oeste. No entanto, não é apenas a orientação solar que vai influenciar na temperatura e luminosidade que será percebida por quem habitar o imóvel."Todo imóvel que tem uma face voltada para o norte, também terá uma face sul", comenta Luiz Gustavo Salvático, vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon). Ele indica que o comprador tem de observar, além do benefício da orientação solar, o planejamento do imóvel, que deve deixar quartos e salas em locais que recebem mais sol e projetar cozinha, banheiro e lavanderia – que necessitam de menor conforto térmico – onde as condições não sejam tão agradáveis.

Sem sombra

Outro fator relevante é o sombreamento que o imóvel recebe. "Não adianta ser um imóvel bem projetado que recebe sombra de outro prédio ou de uma árvore, por exemplo, ou que possui beiral muito grande que não deixa a luz do sol entrar", completa Luiz Paulo Reis, diretor de Arquitetura Responsável do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Nesses casos, o imóvel perde a vantagem da orientação solar. "É necessário ter espaço livre ou pelo menos algum espaço entre os imóveis pare que o sol passe", indica, ob­­servando que essa regulamentação depende do poder público.

"A face norte é relevante, mas não é garantia de conforto térmico e luminosidade. Junto com isso, é importante investir em isolamento", explica Aloisio Schmid, professor da Univer­­sidade Federal do Paraná. De acordo com ele, o consumidor e os construtores precisam exigir dos profissionais que projetam o imóvel as opções para receber a luz do sol e também se proteger dela quando for necessário.

"As pessoas ainda conhecem pouco sobre isso. Foi nos últimos anos que essa preocupação surgiu. Como a região de Curitiba é úmida, o cuidado com orientação solar e aberturas de portas e janelas poderia evitar problemas com fungos e mofo", indica Reis, do IAB. Ele também acrescenta que a escolha dos materiais, na hora do projeto, faz a diferença. "Usar um tijolo inteiro, vidros duplos ou aberturas bem posicionadas podem gerar conforto térmico e iluminação melhores", afirma.

Diferença de preço é de 10% em média, segundo o Sinduscon

Entre os benefícios de um imóvel com boa orientação solar está a valorização da unidade. De acordo com Luiz Gustavo Sal­­vático, do Sinduscon, em uma planta de edifício com dois apartamentos por andar, onde cada unidade está voltada para um lado, aquele que possui melhor orientação solar chega a ser 10% mais caro que o outro. "Além disso, em um imóvel pronto, o comprador percebe a ventilação, a incidência de sol e se o apartamento tem umidade ou mofo. Assim, o que for melhor localizado tem liquidez maior, e isso reflete no bolso do cliente", afirma.

"Um imóvel que possua a orientação solar adequada costuma ser mais agradável e isso facilita na hora da venda", endossa Luiz Paulo Reis, diretor do Ins­­tituto dos Arquitetos do Brasil. De acordo com ele, além do preço, a posição do imóvel também reflete na saúde e em fatores psicológicos dos ocupantes. "Quem vai comprar um domicílio fará um investimento grande, por isso, tem de ser um lugar agradável", defende.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]