• Carregando...

A montagem de uma lavanderia deve levar em consideração vários aspectos. A arquiteta Alessandra Gonçalves aconselha verificar primeiramente o perfil da pessoa, se é solteiro, casal ou família maior. Depois analisar qual o espaço disponível e o tamanho dos eletrodomésticos que serão utilizados, como máquina de lavar, secadora, aspirador de pó e ferro de passar. Móveis planejados são os mais indicados e ajudam a aproveitar melhor o espaço.

O tanque embutido, do tipo inox, é uma boa opção para locais pequenos. Já para profundidades maiores a arquiteta indica tanques de louça ou alvenaria. Para passar roupa, Alessandra sugere a tábua avulsa ou gaveta com tábua embutida. "Para a falta de espaço, ganchos, prateleiras e suportes ajudam muito. E o que não pode faltar é organização. É preciso separar a roupa suja da limpa e guardar bem os produtos de limpeza."

Reginaldo da Cruz, da Delicata Móveis e Decorações, diz que a escolha do mobiliário depende da área e das necessidades dos moradores. "O segredo é aproveitar bem os espaços. Um tanque embutido, por exemplo, pode ter armários embaixo dele, para armazenar os produtos de limpeza." Ele recomenda materiais em MDP com revestimento em fórmica, mais resistentes à umidade. As cores claras, principalmente o branco, são as preferidas entre os clientes. "De cada dez projetos que executamos, nove são na cor branca. Além de dar amplitude, fica higiênico e fácil de limpar."

O uso das cores claras se dá principalmente pelas características do espaço. "Esse ambiente na maioria das vezes é pequeno e sem muita iluminação, por isso a tendência clean é a mais indicada", aponta a designer Andressa Talita Faversani, da Detalhe Projetos. Embora acompanhe sempre o perfil do morador, ela diz que o ideal seria um espaço de pelo menos 3 metros de comprimento por 2,50 metros de largura. Mas Andressa comenta que normalmente não passa de 1,50 metro por 2,50 metros. "Os móveis têm de ser adaptados ao local. Por isso, a importância de ser tudo planejado, para não sufocar o ambiente e ter boa circulação."

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]