• Carregando...
Alemães participam de vigília em frente ao shopping onde ocorreu o atentado | Christof Stache/AFP
Alemães participam de vigília em frente ao shopping onde ocorreu o atentado| Foto: Christof Stache/AFP

A polícia alemã anunciou neste domingo (24) que deteve um menor de idade afegão que era amigo do autor do massacre em Munique perpetrado na última sexta-feira (22).

“Suspeitamos que este rapaz de 16 anos possa ter estado a par do ato que [o atirador] preparava”, afirmou a polícia em comunicado.

Essa é a primeira prisão depois de, na sexta-feira, um jovem alemão de origem iraniana ter matado a tiros 9 pessoas e ferido mais 35 em um shopping center de Munique, Sul da Alemanha. Segundo a polícia, David Ali Sonboly, que depois cometer o ataque se suicidou, sofria de desequilíbrios psicológicos e era fascinado por assassinatos em massa.

O adolescente detido “se apresentou espontaneamente à polícia depois do ataque de loucura assassina e foi interrogado sobre seus vínculos com o autor”, informou a polícia. As verificações efetuadas “revelaram contradições em suas declarações” e levaram à sua detenção por “não denunciar um crime”.

A polícia informou que o autor do massacre atraiu suas vítimas através da rede social Facebook, seguindo um roteiro que “preparou durante um ano, ou seja, que vinha preparando desde o verão passado”.

Sonboly era fascinado por Anders Behring Breivik, autor do massacre massacre que vitimou 77 pessoas na Noruega em 2011. O tiroteio de Munique aconteceu exatamente cinco anos depois.

A polícia considera também que o tirador foi influenciado pelo massacre de Winnenden, Sudoeste da Alemanha, ocorrido em março de 2009, quando um jovem de 17 anos abriu fogo em seu ex-colégio, matando 15 pessoas, para depois se suicidar.

Autor da matança de Munique preparou seu ataque durante um ano

O autor do tiroteio na sexta-feira (22) em Munique, que deixou 9 mortos e 35 feridos, preparou seu ataque durante um ano, comprou sua arma pela Internet, mas não escolheu suas vítimas de maneira específica, informou a polícia.

A polícia da capital da cidade levantou um pouco do véu de mistério sobre a maneira como David Ali Sonboly, de 18 anos e de dupla cidadania alemã e iraniana, era fascinado por matanças em massa e de como passou da teoria à ação.

Pelo Facebook, Sonboly armou uma armadilha para atrair suas vítimas. Na rede social, divulgava falsas ofertas na lanchonete McDonald’s do shopping Olympia, local que escolheu para colocar sem plano em ação.

Para isso, o jovem criou um perfil falso na rede social em maio passado, depois de hackear fotos e dados de conta já existente, e postou uma mensagem oferecendo comida e bebida grátis. Apesar disso, ainda não se sabe se as vítimas haviam respondido à oferta.

Fobia social

Filho de iranianos chegados à Alemanha como solicitantes de asilo no final dos anos 1990, David Ali Sonboly sofria de transtornos psiquiátricos.

Em 2015, passou dois meses em uma clínica por causa de “fobia social” e crise de angústia. Depois, seguiu um tratamento, como demonstram os medicamentos encontrados em seu quarto. Também foi constatado que sofria bullying por parte de outros jovens.

No total, foram encontradas 58 balas no local da matança. O assassino usou uma pistola Glock 17 comprada na “Darknet”, a Internet subterrânea, na qual transcorrem transações ilegais.

Outras 300 munições foram achadas em sua mochila depois que se suicidou ao ver a polícia chegar para detê-lo, o que sugere que o balanço de vítimas poderia ter sido muito maior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]