• Carregando...
 | ANDRES STAPFF/REUTERS
| Foto: ANDRES STAPFF/REUTERS

Estima-se que até dois milhões de fiéis estarão presentes no parque Ñu Guazu, na região de Assunção, no próximo domingo (12), para acompanhar a missa do papa Francisco, seu principal ato litúrgico no Paraguai.

Para receber visitantes e pontífice, os paraguaios capricharam na ornamentação do altar em que a missa será realizada (a partir das 10 horas do domingo). Ele é inteiramente decorado com espigas e grãos de milho, abóboras, coco e frutos da estação -- por isso foi prontamente apelidado de “altar do milho”.

Esta ornamentação faz parte das tradições da Semana Santa em Tañarandy, localidade nas proximidades da cidade de Santo Ignácio, na Província de Missiones, um antigo reduto jesuíta no Paraguai, explica a Rádio Vaticano.

O projeto é monumental: são pelo menos 25 metros de altura, com uma imponente cruz ao alto. Cerca de 32 mil espigas de milho foram usadas, além de 200 mil pequenos cocos.

Quem elaborou o projeto foi o artista Koki Ruiz. Ele planejou toda a montagem em Santo Ignácio (que fica a 226 quilômetros da capital) e o altar teve de ser transportado em três partes até o Parque de Ñu Guazú.

De acordo com a Rádio vaticano, o altar sustentável evoca os frutos da natureza, em sintonia com a encíclica “Laudato si”, publicada há poucas semanas por Francisco e dedicada à relação do homem com a Criação. A obra também evoca a cultura guarani.

Após a missa, os frutos e grãos serão doados a instituições de caridade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]