• Carregando...
Raul Castro e Barack Obama durante recente encontro: relações diplomáticas retomadas  no fim de 2014. | Cuba Debate/Fotos Públicas
Raul Castro e Barack Obama durante recente encontro: relações diplomáticas retomadas no fim de 2014.| Foto: Cuba Debate/Fotos Públicas

O governo de Raúl Castro levantou nesta sexta-feira (22) as restrições para as viagens de cubanos por via marítima. A proibição vigente há décadas mantinha em suspenso a retomada de cruzeiros entre os Estados Unidos e a ilha caribenha. As medidas, que entrarão em vigor na próxima terça-feira (26), permitirão a entrada e saída de cubanos como passageiros e tripulantes de navios e cruzeiros, segundo uma nota oficial divulgada pela imprensa estatal.

“O governo decidiu autorizar a entrada e saída de cidadãos cubanos, independente de sua condição migratória, na qualidade de passageiros e tripulantes de cruzeiro”, indicou o texto.

As novas disposições se somam à retomada dos voos comerciais entre os dois países. A primeira viagem em 50 anos deverá acontecer no próximo dia 1.º de maio com a partida de um navio para 704 passageiros de Miami a Cuba.

Em nota oficial, o governo cubano disse que os cubanos que queiram trabalhar como tripulantes de cruzeiros ou navios mercantes deverão ser empregados através das instituições do Estado.

A medida vem como parte do processo de retomada das relações diplomáticas entre Havana e Washington iniciado em dezembro de 2014. Recentemente, o presidente Barack Obama visitou a capital cubana em um passo histórico para o degelo entre os dois países.

A empresa americana Carnival começou a aceitar reservas para seus cruzeiros a Cuba de pessoas nascidas na ilha. A companhia indicou que mantinha negociações com Havana, confiante que governo castrista suspenderia a política da Guerra Fria contra a entrada de cubanos na ilha pelo mar, apenas pelo ar.

A Carnival se tornou a primeira empresa de cruzeiros que conseguiu as autorizações tanto dos Estados Unidos quanto de Cuba para realizar a rota entre os dois países. A proibição foi imposta com a vitória da Revolução Cubana em 1959.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]