PUBLICIDADE
ataque

Atentados deixam pelo menos 26 mortos no Iraque

Explosões foram as mais recentes em uma onda feroz de ataques terroristas na peregrinação anual, durante a qual centenas de milhares de pessoas visitam o santuário de um xiita imã do século 8, no norte de Bagdá

A explosão de dois carros-bombas durante procissões religiosas em Bagdá, no Iraque, deixou pelo menos 26 pessoas mortas neste sábado (16), o último dia de uma peregrinação xiita, segundo a polícia local.

As explosões foram as mais recentes em uma onda feroz de ataques terroristas na peregrinação anual, durante a qual centenas de milhares de pessoas visitam o santuário de um xiita imã do século 8, no norte de Bagdá. Na quarta-feira passada, 72 pessoas morreram em vários atentados coordenados contra peregrinos em todo o país. Um grupo ligado à Al-Qaeda no Iraque assumiu a responsabilidade pelo ataque deste sábado (16).

O primeiro carro-bomba explodiu logo depois do meio-dia perto de uma multidão de peregrinos que caminhava através do bairro xiita de Shula, no norte da cidade, em direção ao santuário de Imam Moussa al-Kadhim. Pelo menos 14 pessoas, incluindo dois policiais, morreram na explosão e outras 46 pessoas ficaram feridas, disse a polícia.

A bomba estava escondida em um táxi estacionado entre um grupo de outros táxis ao longo da rota procissão, à espera para levar peregrinos de volta as suas cidades de origem após o fim das cerimônias, segundo um oficial da polícia. Um funcionário do hospital confirmou o número de mortos.

Uma hora mais tarde, um segundo carro explodiu no bairro Kadimiyah, a cerca de cinco quilômetros de uma mesquita que possui o santuário no qual al-Kadhim está supostamente enterrado. O oficial de polícia disse que 12 pessoas morreram e 26 ficaram feridas quando um carro estacionado explodiu enquanto a multidão passava. As informações são da Associated Press.

PUBLICIDADE
    • SELECIONADO PELO EDITOR
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar
    VOLTAR AO TOPO