• Carregando...
Policiais austríacos vigiam estação de trem em Salzburg. País reestabeleceu controle de entrada em sua fronteira leste | DOMINIC EBENBICHLER/REUTERS
Policiais austríacos vigiam estação de trem em Salzburg. País reestabeleceu controle de entrada em sua fronteira leste| Foto: DOMINIC EBENBICHLER/REUTERS

A Áustria anunciou nesta segunda-feira (14) que vai enviar Forças Armadas para proteger sua fronteira leste, seguindo os passos da Alemanha na reimposição dos controles fronteiriços dentro da Europa, após milhares de imigrantes atravessarem a divisa austríaca com a Hungria a pé.

Autoridades austríacas disseram que não tinham outra opção após a decisão alemã tomada no domingo, que efetivamente suspende o regime de Schengen, em vigor há 20 anos, que permite a livre travessia de fronteiras dentro do continente.

“Se a Alemanha realizar controles fronteiriços, a Áustria precisa fortalecer suas fronteiras”, disse o vice-chanceler Reinhold Mitterlehner durante entrevista coletiva conjunta com o chanceler Werner Faymann. “Estamos fazendo isto agora”.

Ele e Faymann disseram que o Exército seria enviado em um papel de apoio.

“O foco do apoio é a ajuda humanitária”, disse Faymann. “Mas também é, e gostaria de enfatizar isto, um apoio aos controles fronteiriços onde for necessário”.

Antes do anúncio, imigrantes estavam andando pela fronteira da Hungria com a Áustria no maior ritmo até o momento. A polícia informou que as acomodações de emergência estavam se esgotando, inclusive os acampamentos com barracas perto da fronteira e estacionamentos nas estações ferroviárias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]