• Carregando...

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) estão sendo preparadas nesta quarta-feira (13) para levar ajuda aos sobreviventes do terremoto de magnitude 7 que atingiu o Haiti nesta terça-feira (12). Um dos aviões decola ainda esta noite, e o segundo deve decolar na manhã desta quinta-feira (14).

O primeiro leva 13 toneladas de suprimentos - água e alimentos. A segunda aeronave da FAB deve partir amanhã pela manhã levando a bordo profissionais da Defesa Civil do Rio de Janeiro e cães farejadores, além de equipamentos e suprimentos (alimentos, remédios e água).

Os Hércules C-130, com 12 tripulantes em cada, sairão do Rio até Boavista, num voo de aproximadamente 7 horas. Lá, permanecerão por cerca de duas horas para abastecer e seguirão por mais 5 horas até Porto Príncipe. A viagem até o Haiti deve durar 14 horas. Em Manaus, outros quatro aviões, de pequeno porte, estão preparados para ajudar no resgate das vítimas.

Avião menor

Segundo o tenente-coronel Mendes Ribeiro, um Boeing KC-137 da FAB, que levava uma tropa formada por militares do Exército e Aeronáutica, não conseguiu pousar no Haiti por causa do terremoto e voltou para a Base Aérea do Galeão. "Esses que estão seguindo agora conseguem pousar porque são menores", disse o oficial.

Ajuda humanitária

Celso Amorim afirmou também que o Brasil vai enviar US$ 15 milhões ao país para ajuda humanitária. Segundo o ministro, esta é a maior ajuda financeira dada a um país pelo Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]