• Carregando...

Dois irmãos foram detidos na Bélgica na noite de sexta (29) sob acusação de planejar atentados terroristas.

As prisões ocorrem em meio a uma onda de ataques reivindicados pelo grupo jihadista Estado Islâmico na França e na Alemanha.

Os dois homens, Nourreidine H. e Hamza H., foram presos depois nas regiões belgas de Mons e Lieja, de acordo com as autoridades do país. Houve buscas em oito casas nas duas regiões, mas não foram encontradas armas nem explosivos.

“Com base em resultados preliminares das investigações, haviam projetos de atentados na Bélgica”, segundo comunicado da polícia.

Um juiz decidirá se os dois seguirão presos após prestarem esclarecimentos.

A polícia ressaltou que não há nenhum vínculo entre este caso e a investigação dos atentados de 22 de março no aeroporto de Bruxelas e em uma estação de metrô, que causaram 32 mortes.

Houve buscas em oito casas nas duas regiões, mas não foram encontradas armas nem explosivos.

A polícia belga tem realizado dezenas de batidas em áreas onde vivem muçulmanos desde os atentados de 13 de novembro em Paris, do qual participaram jihadistas belgas.

Ao menos quatro suspeitos-chave foram encontrados no país e encaminhados para autoridades francesas.

Segundo o Ministério do Interior, 457 belgas foram à Síria e ao Iraque para participar de combates junto ao Estado Islâmico. Destas, 90 estão desaparecidas ou podem ter morrido.

Em julho, o EI reivindicou quatro ataques na França e na Alemanha que deixaram quase 90 mortos e centenas de feridos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]