• Carregando...
Maduro terá pela frente batalha para permanecer no Mercosul: recém-eleito Mauricio Macri, na Argentina, é o principal defensor da expulsão | Foto: Mauricio Muñoz/ Presidencia de la República/Fotos Públicas
Maduro terá pela frente batalha para permanecer no Mercosul: recém-eleito Mauricio Macri, na Argentina, é o principal defensor da expulsão| Foto: Foto: Mauricio Muñoz/ Presidencia de la República/Fotos Públicas

O partido chavista divulgou na noite desta segunda-feira (23) um comunicado oficial para condenar o recém-eleito presidente argentino, Maurício Macri, por criticar o governo da Venezuela e tentar expulsá-lo do Mercosul por abusos de direitos humanos.

A nota do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) é a primeira reação do chavismo às duras críticas de Macri, cuja vitória a oposição venezuelana às vésperas da eleição parlamentar de 6 de dezembro.

“As declarações do presidente-eleito, Mauricio Macri, [...] são condenáveis e lamentáveis já que representam um ato de ingerência interna nas eleições parlamentares”, diz a nota do PSUV, assinada pelo economista Rodrigo Cabeza Morales, vice-presidente da sigla para temas internacionais.

Cabeza Morales se referia à proposta de Macri de aplicar à Venezuela a Carta Democrática do Mercosul -- sob argumento de perseguição a opositores e ataques à liberdade de expressão -- já na cúpula do bloco comercial, em 21 de dezembro em Assunção.

A carta prevê que um país pode ser suspenso da organização se houver consenso, a exemplo do ocorrido com o Paraguai, em 2012, em retaliação ao controverso impeachment contra o então presidente Fernando Lugo.

Para o PSUV, porém, a ideia de expulsar a Venezuela é “inaplicável” por “carecer de verdade e consenso.”

Segundo o comunicado, a Venezuela possui uma “clara democracia participativa, protagonística e que garante os direitos humanos.”

ONGs venezuelanas e estrangeiras, assim como diversos governos, acusam Maduro de perseguir e prender opositores, cercear o livre exercício da imprensa e praticar tortura.

O objetivo de Macri, diz o PSUV, é favorecer a oposição venezuelana, que, de fato, reagiu com euforia à vitória do conservador argentino.

Os principais líderes opositores parabenizaram enfaticamente o novo presidente e manifestaram a expectativa de que a queda do kirchnerismo pela via eleitoral sirva de inspiração para os venezuelanos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]