• Carregando...
No anúncio, ator negro se transforma em um branco chinês na máquina de lavar | Reprodução/
No anúncio, ator negro se transforma em um branco chinês na máquina de lavar| Foto: Reprodução/

Uma empresa chinesa acusada de racismo após uma polêmica publicidade na qual um ator negro entra em uma máquina de lavar para se tornar um jovem asiático atraente se defendeu neste sábado argumentando que “os meios de comunicação estrangeiros” são “muito suscetíveis”.

VÍDEO: Assista ao comercial

“Nós só queríamos promover nosso produto. Os meios de comunicação estrangeiros talvez sejam bastante suscetíveis”, declarou um porta-voz do grupo de cosméticos Shanghai Leishang, citado pelo jornal oficial Global Times.

O anúncio da marca de detergente Qiaobi, divulgado nos últimos dias na internet, mostra um homem negro musculoso com uma camiseta branca manchada de tinta que se aproxima de uma jovem chinesa que está lavando roupas. A menina põe na boca do homem uma dose de detergente, antes de colocá-lo à força na máquina de lavar.

Cidade quer servir carne de cachorro

Leia a matéria completa

Instantes depois, um jovem asiático com uma camiseta branca imaculada sai da lavadora e deixa a garota fascinada.

A publicidade, que viralizou rapidamente, desencadeou uma onda de protestos nos sites de informação americanos, que criticaram os preconceitos e discriminações que as pessoas negras sofrem na China.

Leishang, que comercializa o detergente, não quis responder à AFP.

O anúncio foi gravado no início de 2016, mas acabou sendo utilizada uma versão reduzida “onde o (ator) negro não aparecia. Não entendemos como a versão completa foi repentinamente divulgada na internet”, disse o porta-voz, segundo o Global Times.

As imagens não provocaram a mesma indignação na China, embora depois da polêmica internacional alguns internautas tenham expressado seu mal-estar na plataforma de microblogs Weibo.

A preferência tradicional na China pelas pessoas de pele branca, que constitui um critério de beleza tradicional, junto à pequena diversidade étnica nos meios de comunicação, contribuem para uma certa rejeição em relação às pessoas negras.

O aumento das relações comerciais com a África contribuiu para uma maior presença da população expatriada de origem africana na China, sobretudo em Cantão (sul).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]