i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
resposta

Comercial chinês é acusado de ser o mais racista do mundo; assista

Empresa responsável pelo vídeo diz que mídia estrangeira é ‘muito suscetível’

    • AFP
    • 28/05/2016 22:25
    No anúncio, ator negro se transforma em um branco chinês na máquina de lavar | Reprodução/
    No anúncio, ator negro se transforma em um branco chinês na máquina de lavar| Foto: Reprodução/

    Uma empresa chinesa acusada de racismo após uma polêmica publicidade na qual um ator negro entra em uma máquina de lavar para se tornar um jovem asiático atraente se defendeu neste sábado argumentando que “os meios de comunicação estrangeiros” são “muito suscetíveis”.

    VÍDEO: Assista ao comercial

    “Nós só queríamos promover nosso produto. Os meios de comunicação estrangeiros talvez sejam bastante suscetíveis”, declarou um porta-voz do grupo de cosméticos Shanghai Leishang, citado pelo jornal oficial Global Times.

    O anúncio da marca de detergente Qiaobi, divulgado nos últimos dias na internet, mostra um homem negro musculoso com uma camiseta branca manchada de tinta que se aproxima de uma jovem chinesa que está lavando roupas. A menina põe na boca do homem uma dose de detergente, antes de colocá-lo à força na máquina de lavar.

    Cidade quer servir carne de cachorro

    Leia a matéria completa

    Instantes depois, um jovem asiático com uma camiseta branca imaculada sai da lavadora e deixa a garota fascinada.

    A publicidade, que viralizou rapidamente, desencadeou uma onda de protestos nos sites de informação americanos, que criticaram os preconceitos e discriminações que as pessoas negras sofrem na China.

    Leishang, que comercializa o detergente, não quis responder à AFP.

    O anúncio foi gravado no início de 2016, mas acabou sendo utilizada uma versão reduzida “onde o (ator) negro não aparecia. Não entendemos como a versão completa foi repentinamente divulgada na internet”, disse o porta-voz, segundo o Global Times.

    As imagens não provocaram a mesma indignação na China, embora depois da polêmica internacional alguns internautas tenham expressado seu mal-estar na plataforma de microblogs Weibo.

    A preferência tradicional na China pelas pessoas de pele branca, que constitui um critério de beleza tradicional, junto à pequena diversidade étnica nos meios de comunicação, contribuem para uma certa rejeição em relação às pessoas negras.

    O aumento das relações comerciais com a África contribuiu para uma maior presença da população expatriada de origem africana na China, sobretudo em Cantão (sul).

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.