• Carregando...
Travamento da cabine foi adotado em 2001 | RALPH FRESO/REUTERS
Travamento da cabine foi adotado em 2001| Foto: RALPH FRESO/REUTERS

Ao menos sete companhias aéreas estrangeiras anunciaram ontem que passarão a manter dois tripulantes na cabine durante todo o tempo de voo. A medida foi tomada após a divulgação de que o copiloto Andreas Lubitz se trancou sozinho na cabine de comando do Airbus A320 da Germanwings momentos antes de a aeronave cair sobre os Alpes franceses, na terça-feira.

Altitude

O site de rastreamento aéreo FlightRadar24 afirmou ontem que o piloto automático do Aribus 320 da Germanwings foi programado abruptamente de uma altitude de cruzeiro de 38 mil pés para 100 pés. A mudança teria ocorrido às 10:30:52, no horário local. A descida teria começado 9 segundos depois.

As companhias são as britânicas Virgin Atlantic, Easyjet e Thomas Cook, a norueguesa Norwegian Jet e as canadenses Air Transat, Air Canada e Westjet. Autoridades de aviação civil do Reino Unido e do Canadá anunciaram que pedirão a todas as empresas para manter sempre o mínimo de dois tripulantes na cabine.

No Brasil, pilotos da Avianca disseram ter sido avisados de que a companhia fará o mesmo. A informação não foi confirmada oficialmente pela companhia.

Se um piloto precisar sair para ir ao banheiro, por exemplo, um comissário de bordo entrará no cockpit para não deixar a cabine com só um piloto. Quando o piloto retornar, o comissário de bordo deixa o cockpit.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]