• Carregando...
O primeiro-ministro japonês , Shinzo Abe, chamou o teste de “grave ameaça” para o Japão e um “grave desafio “ para os esforços de  não-proliferação nuclear. | YOSHIKAZU TSUNO/AFP
O primeiro-ministro japonês , Shinzo Abe, chamou o teste de “grave ameaça” para o Japão e um “grave desafio “ para os esforços de não-proliferação nuclear.| Foto: YOSHIKAZU TSUNO/AFP

O Conselho de Segurança da ONU realizará na manhã desta quarta-feira uma reunião de emergência após o anúncio de um teste nuclear pela Coreia do Norte, anunciaram fontes diplomáticas.

A reunião, durante a qual acontecerão consultas a portas fechadas entre os 15 membros do Conselho, foi solicitada por Estados Unidos e Japão, afirmou o porta-voz da missão americana na ONU, Hagar Chemali.

O governo dos Estados Unidos “não está no momento em condições de confirmar que aconteceu um teste”, disse o porta-voz, antes de destacar que Washington “condena qualquer violação as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e novamente pede à Coreia do Norte que respeite suas obrigações e compromissos internacionais”.

A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira que realizou com sucesso o primeiro teste com uma bomba de hidrogênio, uma demonstração de que o país prossegue com o programa nuclear, apesar da proibição da comunidade internacional.

No Conselho de Segurança, China, aliado de Pyongyang, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Rússia são membros permanentes, com direito a veto.

No dia 1 de janeiro, o Japão entrou para o Conselho de Segurança como membro não permanente por um período de dois anos.

Oficial da Agência Meteorológica do Japão, Yohei Hasegawa, exibe um gráfico que mostra uma atividade sísmica após um teste nuclear norte-coreanoYOSHIKAZU TSUNO/AFP
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]