• Carregando...
Carro-bomba deixou três mortos em Irbil, no Curdistão iraquiano. | Ahmed Ali / EFE
Carro-bomba deixou três mortos em Irbil, no Curdistão iraquiano.| Foto: Ahmed Ali / EFE

Pelo menos três pessoas morreram e quatro ficaram feridas ontem em um ataque suicida com um carro-bomba em frente ao consulado dos Estados Unidos em Irbil, capital da região autônoma do Curdistão iraquiano. O grupo Estado Islâmico (EI) reivindicou o atentado. Um perfil no Twitter vinculado à facção publicou que milicianos de Kirkuk foram os responsáveis pela ação. O Curdistão é um aliado importante da coalizão liderada pelos EUA para combater o EI no Iraque e na Síria.

O Departamento de Estado dos EUA informou que nenhum funcionário do consulado foi morto ou ferido.

Segundo Jalal Habib, vereador do bairro de Ainkaua, onde fica o consulado, forças de segurança abriram fogo contra o suicida e conseguiram impedir que ele batesse o carro contra o complexo. Dois dos feridos são membros das forças de segurança do Iraque. Um dos mortos seria turco.

O Curdistão iraquiano permanece relativamente a salvo da violência que afeta o país. O último ataque na região ocorreu em novembro, quando um atentado do EI à sede do governo em Irbil matou quatro pessoas.

Ramadi

A ONU informou ontem que, desde o dia 8 passado, 4.250 famílias fugiram de Ramadi, capital da província de Al-Anbar, onde o governo lançou uma ofensiva para retomar a cidade do EI.Grande parte da cidade está nas mãos do EI, que também controla Fallujah, no caminho para Bagdá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]