• Carregando...

Que a Coreia do Norte tem o costume de retratar Kim Jong-un como um bravo guerreiro e um homem das massas, não restam dúvidas. O uso de programas de edição, por exemplo, é comum em vídeos demonstrativos. Mas a edição de imagens pode simplesmente ter forjado um lançamento de míssil pelo líder do país.

O episódio do suposto lançamento a partir de um submarino ocorreu em 9 de maio, pouco antes da visita do secretário de Estado americano, John Kerry, à Coreia do Sul. Mas as autoridades americanas pouco se convenceram da ameaça.

Segundo a Reuters, uma análise das fotos mostrou que elas foram totalmente manipuladas, por conta do reflexo pouco condizente com a combustão do míssil no ar.

“Chegaram ao ponto de acreditar que seus espertos editores de vídeo e manipuladores nos fariam crer nas imagens”, ridicularizou o almirante James Winnfield, da Marinha americana, em um evento no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais em Washington.

Apesar de não se pronunciar sobre uma possível montagem, a Coreia do Sul afirmou ter confiança de que o lançamento ocorreu, e que o míssil subiu a até 150 metros sobre o mar.

Nesta semana, a Coreia do Norte alegou ainda que estava em pleno desenvolvimento de miniaturas de armas nucleares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]