• Carregando...

O governo de Cristina Kirchner comemorou a aprovação da lei que permite o casamento civil entre casais homossexuais na Argentina. "Estou muito satisfeita. Foi um passo positivo", disse a presidente hoje, da China, onde se encontra em viagem oficial desde segunda-feira. Contudo, a lei aprovada na madrugada de hoje também deverá acirrar ainda mais polêmica travada entre o governo e a Igreja Católica no país em torno do assunto.

O cardeal Jorge Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, conclamou uma campanha contra a nova lei, definida por ele como uma "Guerra de Deus". Em resposta à iniciativa, Cristina Kirchner atacou: "Eu não estava de acordo com o discurso que girava em torno do debate. O fato de que se falasse de guerra de Deus, por exemplo, mostrava um radicalismo que não era positivo de nenhuma maneira."

De acordo com a presidente, a lei é uma passo positivo na defesa dos direitos da minoria. "Se pensarmos que há 50 anos as mulheres não podiam votar e que não faz muito tempo, nos Estados Unidos, não podia haver casamentos inter-raciais e que na Argentina a única forma de contrair matrimônio era por meio da Igreja, vemos que tudo isso mudou muito."

Para o chefe de Gabinete da presidente, Aníbal Fernández, a "Argentina se colocou em uma posição de vanguarda na discussão e reivindicação dos direitos de toda América". "Fomos precursores nessa decisão com a colaboração política de pessoas de todos os partidos", afirmou.

Na noite de terça-feira milhares de católicos e evangélicos saíram pelas ruas de Buenos Aires para protestar contra a lei, que teve total apoio do governo. Nos últimos meses, vários homossexuais se casaram na Argentina amparados por decisões isoladas de diversos juízes. Depois de cerca de 14 horas de debate, o Senado argentino aprovou o projeto de lei por 33 a 27 votos e três abstenções.

Pesquisa elaborada pela consultoria Ipsos Mora y Araujo indicou que 54% dos argentinos estão a favor da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, enquanto 44% se posicionaram contra e 2% disseram não ter opinião formada sobre o assunto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]