• Carregando...

Os milicianos do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) conseguiram tomar o controle nesta quarta-feira (15) de várias zonas do leste de Ramadi, capital da província de Al-Anbar, no oeste do Iraque, onde morreram 25 membros das forças iraquianas nos combates.

Uma fonte de segurança informou que os extremistas capturaram as áreas de Albu Ghanem, Albu Suda, Al Sufiya e Albu Mahal.

Estas conquistas ocorreram após intensos combates com as tropas do governo iraquiano, que deixaram dezenas de feridos entre os uniformizados.

Os soldados do Exército e da Polícia iraquianos se retiraram totalmente dessas zonas, e os jihadistas explodiram as delegacias e quartéis.

A fonte advertiu que a cidade de Ramadi pode cair em mãos dos extremistas se não chegarem reforços militares urgentes para frear o avanço do EI.

Esta ofensiva jihadista ocorre depois que ontem, terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou uma ajuda humanitária adicional de US$ 200 milhões para o Iraque e destacou a recuperação de territórios que antes eram controlados pelo EI nesse país.

O Departamento de Defesa dos EUA disse ontem que o grupo jihadista perdeu entre 25% e 30% do território que tinha conseguido dominar no Iraque.

Obama recebeu ontem na Casa Branca o primeiro-ministro do Iraque, Haidar al Abadi, para tratar, entre outros assuntos, o desenvolvimento da campanha militar contra o EI nesse país.

O Iraque é palco desde junho de 2014 de uma guerra contra o EI, que nessa data conquistou amplas partes do território iraquiano e proclamou um califado nas zonas sob seu controle deste país e da Síria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]