O Estado Islâmico alertou em um novo vídeo divulgado nesta segunda-feira (16) que os países que participam dos ataques aéreos contra a Síria terão o mesmo destino da França, e ameaçou atacar Washington.
O vídeo, que foi divulgado em um site usado pelo grupo radical para publicar suas mensagens, começa com o noticiário sobre os ataques de sexta-feira em Paris, que mataram pelo menos 129 pessoas.
Estado Islâmico seduz jovens com a promessa de uma vida “santa”
Leia a matéria completaA mensagem às nações envolvidas no que chamou de “campanha da cruzadas” foi feita por um homem vestido com uniforme militar e um turbante, e identificado nas legendas como “Al Ghareeb, O Argelino”.
“Dizemos aos Estados que participaram na campanha de cruzada que, por Deus, vocês terão um dia a vontade de Deus, como a França, e por Deus, como atingimos a França em seu centro em Paris, então juramos que vamos atingir a América em seu centro em Washington”, disse um homem no vídeo.
Não foi possível verificar de imediato a autenticidade do vídeo, que afirma ser obra de combatentes do Estado Islâmico na província iraquiana de Salahuddine, ao norte de Bagdá.
O governo francês classificou os atentados parisienses de ato de guerra e afirmou que não irá pôr fim aos ataques aéreos contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque.
Caças franceses lançaram seus maiores bombardeios em território sírio até o momento no domingo visando a cidade de Raqqa, o bastião da facção extremista. A operação foi realizada em coordenação com forças dos Estados Unidos.
- Rádio desmente que terrorista do Bataclan que estava foragido tenha sido capturado
- Turquia diz que notificou França duas vezes sobre homem-bomba de Paris
- Provável entrada de terrorista com refugiados põe em risco plano migratório na Europa
- Premiê alerta sobre mais ataques; polícia vasculha casas de suspeitos
- Digitais de homem-bomba de Paris coincidem com homem registrado na Grécia, diz promotor
A polícia fez batidas em casas de supostos militantes islâmicos em toda a França de domingo para segunda-feira.
Na gravação, “Al Ghareeb, O Argelino”, também alertou a Europa de que mais atentados estão a caminho.
“Digo aos países europeus que estamos chegando, chegando com bombas ocultas e explosivos, chegando com cinturões de explosivos e silenciadores (de armas), e vocês serão incapazes de nos deter, porque hoje somos muito mais fortes do que antes”, disse.
Aparentemente se referindo às conversas internacionais para encerrar a guerra na Síria, outro homem, identificado no vídeo como ‘Al Karrar, O Iraquiano’, diz ao presidente francês, François Hollande, “decidimos negociar com você nas trincheiras, e não nos hotéis”.
Na semana passada, também em vídeo, o grupo extremista islâmico ameaçou derramar um “oceano de sangue” na Rússia, país que também bombardeia alvos do EI na Síria.
Mais cedo, o premiê da França, Manuel Valls, alertou sobre possíveis novas ações terroristas na França. Valls disse que desde meados do ano os serviços de inteligência da França preveniram cinco ataques. “Sabemos que mais ataques estão sendo preparados, não só contra a França, mas também contra outros países europeus”, disse Valls à rádio RTL.
Deixe sua opinião