• Carregando...
Uma imagem retirada de um vídeo disponibilizado pelo Ministério de Situações de Emergência da Rússia mostra equipes de resgate limpando os escombros e apagando o incêndio no Crocus City Hall, após ataque a tiros reivindicado pelo Estado Islâmico.
Uma imagem retirada de um vídeo disponibilizado pelo Ministério de Situações de Emergência da Rússia mostra equipes de resgate limpando os escombros e apagando o incêndio no Crocus City Hall, após ataque a tiros reivindicado pelo Estado Islâmico.| Foto: EFE

O ataque terrorista que deixou mais de uma centena de mortos em Moscou, na última sexta-feira (22), foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Os terroristas divulgaram neste sábado (23) uma imagem dos quatro supostos autores do ataque.

A divulgação foi feira pela agência "Amaq", o principal canal de propaganda do grupo jihadista no Telegram. A foto mostra quatro pessoas com metade do rosto coberto e gorros em frente a uma grande bandeira do Estado Islâmico.

De acordo com a agência, três desses supostos terroristas "começaram a atirar contra a multidão" na casa de espetáculos Crocus City Hall, enquanto o quarto incendiou as instalações "usando bombas que haviam sido preparadas com antecedência para esse fim".

Os motivos do EI

No mesmo comunicado da agência “Amaq”, os terroristas não falam detalhadamente sobre os motivos de o alvo escolhido para o ataque ter sido a Rússia.

O grupo afirma, no entanto, que o atentado foi realizado "no contexto normal de guerra entre o Estado Islâmico e os países que lutam contra o islã".

O ataque em Moscou teria sido realizado por integrantes do “Estado Islâmico-K”, um braço do grupo que atua no Afeganistão e em outros países da região.

Avisos ignorados por Moscou

A Embaixada dos Estados Unidos na Rússia havia emitido, no início do mês, um alerta sobre a possibilidade de atentados “extremistas” serem realizados em Moscou.

Uma reportagem publicada no site da emissora norte-americana CNN neste sábado (23) destaca que o líder russo Vladimir Putin chegou a classificar os alertas americanos como “provocativos”, dizendo que “estas ações se assemelham à chantagem aberta e à intenção de intimidar e desestabilizar a nossa sociedade”.

Horas depois do ataque da sexta-feira, a porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca, Adrienne Watson, afirmou que os Estados Unidos tinham alertado o governo russo para a possibilidade de um "ataque terrorista".

Integrantes do EI mortos e presos recentemente na Rússia

A mesma reportagem da CNN lista uma série de ocasiões recentes em que houve problemas relacionados a integrantes do grupo Estado Islâmico na Rússia.

A agência estatal russa “RIA Novosti” noticiou, em 3 de março, que seis membros do EI foram mortos em uma operação antiterrorista em Ingush Karabulak, na região da Inguchétia.

Já em 7 de março, a agência afirmou que os serviços de segurança tinham descoberto e “neutralizado” uma célula do Estado Islâmico na região de Kaluga, cujos membros planejavam um ataque a uma sinagoga em Moscou.

Outro caso aconteceu em 20 de março, quando houve a informação de que o comandante de um grupo de combate do EI havia sido detido no país.

Por que a Rússia?

Segundo a CNN, duas fontes familiarizadas com as informações norte-americanas disseram que desde novembro tem havido um “fluxo constante de informações” de que o Estado Islâmico-K estava determinado a atacar a Rússia.

Além de todas as situações recentes envolvendo integrantes do EI, a Rússia virou uma espécie de adversária dos terroristas do grupo na Síria.

Isso porque Moscou apoia o presidente sírio Bashar al-Assad, que também travou uma guerra contra o Estado Islâmico no país.

O grupo terrorista “vê a Rússia como cúmplice de atividades que oprimem regularmente os muçulmanos”, segundo disse Michael Kugelman, diretor do South Asia Institute, do Wilson Center, com sede em Washington, à agência Reuters.

Ele ainda acrescentou que o grupo também conta com vários militantes na Ásia Central, que têm as suas próprias queixas contra Moscou.

A mesma reportagem da Reuters destaca que alguns especialistas dizem que o grupo Estado Islâmico-K já vem se opondo constantemente ao presidente russo, Vladimir Putin, nos últimos anos.

“O Estado Islâmico-K tem uma fixação pela Rússia nos últimos dois anos, criticando frequentemente Putin na sua propaganda”, disse à agência Colin Clarke, diretor de pesquisa do Soufan Center, um grupo de investigação com sede em Nova York.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]