• Carregando...
Martin Shkreli, executivo da companhia farmacêutica Turing anunciou que preço do medicamento Daraprim será reduzido | /Divulgação
Martin Shkreli, executivo da companhia farmacêutica Turing anunciou que preço do medicamento Daraprim será reduzido| Foto: /Divulgação

A companhia farmacêutica norte-americana que aumentou o preço de um medicamento em mais de 5.000% do dia para a noite anunciou que irá abaixar o valor. O chefe da Turing, Martin Shkreli, anunciou a medida à rede “NBC”, em uma resposta à chuva de críticas ao encarecimento repentino.

O Daraprim é um remédio para combater a toxoplasmose, uma doença cujo contágio se dá via alimentação e que afeta principalmente pessoas com problemas de imunidade (como doentes de câncer e portadores do vírus da Aids). Até recentemente custava R$ 13,50. Porém ao ter seus direitos comprados pela farmacêutica Turing, viu seu preço disparar para US$ 750.

Caixa Zero: Empresa aumenta preço de remédio em 5.000% e levanta debate sobre livre mercado

Um empresário norte-americano causou um escândalo ao aumentar o preço de seu produto em cerca de 5.000%. O aumento em si já seria chocante, mas muito mais por se tratar de um medicamento do qual a vida de muitas pessoas depende.

Leia a matéria completa

“Sim, é uma resposta -- cometemos erros ao tentar fazer as pessoas entenderem porque tomamos essa medida. Faz sentido baixarmos o preço como resposta ao ódio que as pessoas sentiram”, disse Shkreli, sem citar, porém, qual será o novo valor.

O executivo justificou o aumento afirmando que seu laboratório pretende desenvolver pesquisas de medicamentos com menos efeitos colaterais contra a toxoplasmose.

Ele atesta que remédios como Daraprim não existiriam se as pequenas farmacêuticas não conseguissem retorno financeiro. “É fácil ver um aumento de preço de medicamento e dizer ‘nossa, eles devem estar loucos’. Mas quando você descobre que a fabricante não está ganhando dinheiro, o que isso quer dizer? É algo difícil de compreender”, disse à “NBC”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]