• Carregando...
 | /Divulgação
| Foto: /Divulgação

A fabricante japonesa de equipamentos para fotografias anunciou nesta segunda-feira (3) uma câmera que promete ser revolucionária: a X-T1 IR é tão potente pode capturar imagens através das roupas.

Mas não que esta seja a intenção da empresa. É que o modelo foi desenvolvido para capturar luz infravermelha, que é invisível ao olho humano, e a capacidade de enxergar “por baixos das roupas” é muito mais um “efeito colateral”.

A Fujifilm explica que os seres humanos enxergam luzes com comprimentos de onda que vão de 390 nanômetros (o símbolo é nm) a 700 nm. Acima disso e até 950 nm, a gama de luzes é chamada de infravermelha. A câmera enxerga até 1.000 nm.

O equipamento conseguirá atravessar apenas tecidos bem finos, pondera a fabricante.

Segundo a Fujifilm, o objetivo da câmera é atender artistas, médicos, peritos criminais e cientistas, já que ele ajuda a encontrar manchas de sangue, lesões em tecidos profundos da pele, mensagens apagadas em documentos ou criar belas versões de fotos de paisagens, por exemplo.

O preço estimado (fora do Brasil), segundo a empresa, será semelhante ao do modelo X-T1 (sem infravermelho): US$ 1.700. O equipamento chega ao mercado em outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]