• Carregando...

O furacão Katrina, que baixou de cinco para quatro sua força na escala Saffir-Simpson, ganhou velocidade nesta segunda-feira em seu deslocamento até o território continental do sul dos Estados Unidos com ventos de 240 quilômetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões (CNH, na sigla em inglês), em Miami.

O CNH destacou que às 8h GMT (5h de Brasília) o furacão, que já fez sentir seus fortes ventos e chuvas desde as primeiras horas da noite de domingo em Lousiana, avança a partir do Golfo do México a uma velocidade de 18 quilômetros por hora e está a cerca de 150 quilômetros de Nova Orleans.

O boletim do CNH situou a posição do olho de Katrina na latitude 28,8 norte e a longitude de 89,6 oeste e a cerca de 144 quilômetros de Nova Orleans e a cerca de 190 quilômetros ao sul-sudeste da cidade de Biloxi, no estado do Mississippi.

"Espera-se que o furacão tenha impacto sobre o território na categoria 4, com ventos de mais de 240 quilômetros por hora. Katrina continua sendo um furacão muito grande", disse o CNH que acrescentou que raio de seus ventos mais intensos sopram até uma distância de 168 quilômetros desde o centro da tormenta.

Rajadas menores correspondentes a uma tormenta tropical se estendem em um raio de quase 400 quilômetros, acrescenta o boletim. O CNH indicou que o furacão mudou ligeiramente sua trajetória e agora tomou uma direção norte esperando-se que mantenha assim durante o dia.

Espera-se que o deslocamento do furacão, que já causou três mortes em Nova Orleans, continue nesta noite e na terça-feira acelerando depois de tocar a terra nas primeiras horas de hoje. Por outro lado, o CNH acrescentou que aumentou a ameaça de tornados durante o dia de hoje no sul da Louisiana, no sul do Mississippi, Alabama e no extremo noroeste da Flórida.

Fórum Paranaenses que estão nos EUA enviem seus depoimentos

Veja em fotos a passagem do furacao pela Louisiana

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]