• Carregando...
Bandeira do Estado Islâmico hasteada em província do Iraque | Moadh Al-Dulaim/AFP
Bandeira do Estado Islâmico hasteada em província do Iraque| Foto: Moadh Al-Dulaim/AFP

O número de integrantes do Estado Islâmico (EI) tem se reduzido, em função da ação militar internacional e local no Iraque e na Síria e está em seu nível mais baixo desde que Washington começou a monitorar o grupo, afirmou o governo americano esta semana.

“Trabalhando - seja diretamente, seja por meio de sócios locais - recuperamos 40% do território que o Daesh (acrônimo do EI em árabe) controlava há um ano no Iraque, e 10% na Síria”, declarou o secretário de Estado adjunto Antony Blinken aos congressistas.

“De fato, consideramos que os números do Daesh estão em seus níveis mais baixos desde que começamos a monitorar seus contingentes em 2014”, acrescentou.

Blinken não especificou o tamanho da força de combate do EI em sua declaração na comissão do Senado que supervisiona o financiamento para o programa do Departamento de Estado para conter as forças extremistas.

Em setembro de 2014, a última estimativa a que Blinken se refere, um funcionário da Inteligência americana disse à AFP que a CIA acredita que o grupo poderia contar com entre 20 mil e 31.500 combatentes, incluindo efetivo local e recrutado no exterior.

Desde então, as ações dos Estados Unidos, das forças iraquianas e curdas possibilitaram a retomada do controle de cidades como Tikrit e Ramadi, enquanto no norte da Síria as forças do governo apoiadas pela Rússia recuperaram a cidade de Palmira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]